O homem que desafiou o destino: Leonardo Gaciba e suas três incríveis escapadas da morte

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

Foto: Reprodução

O ex-árbitro de futebol Leonardo Gaciba, conhecido por sua trajetória marcante dentro dos gramados e também como comentarista esportivo, revelou histórias impressionantes que parecem ter sido escritas pelo próprio destino. Em diferentes momentos da vida, ele escapou por detalhes de tragédias que poderiam ter lhe custado a vida.

Em entrevista, Gaciba relembrou a primeira situação em que, por causa de uma confusão em campo, acabou sendo “salvo” pelo acaso.

“No jogo entre Guarany de Garibaldi contra Aymoré, eu tomei um soco de um massagista no final da partida e me abriu sete pontos no olho. E o engraçado é que por causa disso eu perco o ônibus que eu voltaria para Pelotas, e este ônibus bate de frente com outro e morrem nove pessoas”, contou.

O segundo episódio foi ainda mais marcante. Por uma alteração de última hora feita pela CBF, Gaciba deixou de embarcar em um voo que acabaria em tragédia.

“Eu estava escalado na quarta-feira em Uberlândia para Flamengo e Paraná, com passagem emitida para terça-feira, dia do acidente, no horário do voo que aconteceu esta tragédia. E a CBF troca o jogo para quinta-feira. E minha passagem passa para quarta-feira. Quando aconteceu o acidente na TV foi um negócio…”, relembrou.

A terceira vez em que o destino agiu a seu favor foi durante a fatídica tragédia da Chapecoense, em 2016.

“Na tragédia da Chape eu fui convidado pela RBS Santa Catarina para comentar o jogo. Não fomos porque não tinha lugar na cabine em Medellín, e aí acabaram indo apenas nossos repórteres. É coisa impressionante. Se o gato tem sete vidas, me sobram quatro”.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Leonardo Gaciba da Silva nasceu em Pelotas-RS, em 26 de junho de 1971. É formado em Educação Física.

O primeiro jogo profissional que apitou foi Grêmio de Pelotas e Guarany, em 1993. Aos 25 anos, apitou o seu primeiro clássico Gre-Nal.

Em 2005, entrou para o quadro da FIFA. Em 2009, foi desvinculado por reprovação nos testes físicos da entidade e perdeu a chance de apitar a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Em outubro de 2010, largou a carreira de árbitro e passou a ser comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha e da RBS TV. Em 21 de setembro de 2011, fez sua primeira aparição como comentarista de arbitragem pela Rede Globo, comentando o jogo entre Atlético-MG e Flamengo pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os relatos de Leonardo Gaciba, feitos à página Você Sabia Futebol, no Instagram, impressionam não apenas pela coincidência, mas pela forma como o acaso — ou algo além dele — parece ter interferido em momentos decisivos. Três episódios diferentes, em tempos distintos, e um mesmo resultado: a vida poupada por detalhes.

Gaciba encerra suas lembranças com gratidão e humor, mas as histórias que carrega servem como lembrete de que o destino, às vezes, escreve suas próprias regras.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

Veja também