Desanimado com a eleição presidencial, Tarcísio indica o nome da direita que pode ter seu apoio

Por Bela Megale

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo — Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Desanimado com a ideia de entrar na disputa presidencial de 2026, Tarcísio de Freitas sinalizou a aliados que já avalia apoiar um nome da direita na corrida eleitoral: o do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Em conversas recentes, Tarcísio demonstrou estar acompanhando as movimentações do centrão para cacifar Ratinho Júnior como opção contra Lula e mostrou simpatia pela solução.

Como informou a coluna, a série de movimentos que fragmentaram a direita na última semana jogou um banho de água fria na candidatura de Tarcísio. As manifestações contra a PEC da Blindagem e contra a anistia, a oposição ferrenha de Eduardo Bolsonaro a ele e o gesto de Donald Trump a Lula têm feito Tarcísio recalcular a rota semanas após abraçar uma agenda de pré-candidato à Presidência.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

Tarcísio tem garantido que, hoje, seu plano é concorrer à reeleição em São Paulo. O centrão, no entanto, ainda o considera o nome preferido para a disputa. Com o desânimo de Tarcísio, porém, o grupo já trabalha com o plano B que seria Ratinho Júnior.

O paranaense é do PSD, partido de Gilberto Kassab, que é secretário de Tarcísio e teve papel essencial em sua candidatura ao governo paulista, em 2022.

Aliados de Tarcísio avaliam, contudo, que, para oficializar seu apoio a qualquer nome, o governador buscará o aval de Jair Bolsonaro. Além disso, acreditam que, se o ex-presidente lhe der a missão de concorrer à Presidência, ele voltará a se animar com a disputa.

Veja também

Quanto poder existe em agradecer…

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Se nós imaginássemos o poder que há em agradecer, desenvolveríamos este hábito muito mais rapidamente! Precisamos