O legado de Gonzaguinha: Uma vida de música e resistência

Oitenta anos de uma voz que marcou a MPB

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

Foto: Reprodução

Compositor de versos intensos e intérprete de grandes sucessos da música brasileira, Gonzaguinha completaria 80 anos neste dia 22 de setembro. Filho de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, ele construiu uma carreira marcada por canções que uniram crítica social e poesia, e que continuam vivas na memória coletiva e nas execuções públicas em todo o país.

Para homenagear sua memória, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou um levantamento especial das músicas de autoria do artista mais tocadas e regravadas nos últimos anos.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

O artista possui 309 obras musicais e 371 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva. Entre elas, “O que é o que é” se destaca como sua composição mais tocada nos últimos cinco anos e também a mais regravada, com 154 registros.

Outros clássicos como “Lindo lago do amor”, “Explode coração” e “Sangrando” também seguem em evidência. Maria Bethânia é a intérprete que mais regravou músicas de Gonzaguinha, com 51 gravações identificadas no banco de dados.

Gonzaguinha faleceu em 29 de abril de 1991.

Ranking das músicas de autoria de Gonzaguinha mais tocadas nos últimos cinco anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

PosiçãoMúsicaAutores
1O que é o que éGonzaguinha
2Lindo lago do amorGonzaguinha
3SangrandoGonzaguinha
4ÉGonzaguinha
5Explode coraçãoGonzaguinha
6Começaria tudo outra vezGonzaguinha
7Grito de alertaGonzaguinha
8RecadoGonzaguinha
9Guerreiro meninoGonzaguinha
10E vamos à lutaGonzaguinha
PosiçãoMúsicaAutores
1O que é o que éGonzaguinha
2ÉGonzaguinha
3Começaria tudo outra vezGonzaguinha
4SangrandoGonzaguinha
5Explode coraçãoGonzaguinha

Veja também