Senhor do Bonfim sediará 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Por Portal do Piemonte

Foto: Acervo / Portal do Piemonte

O município de Senhor do Bonfim será sede, no próximo dia 18 de setembro de 2025, da 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, um importante espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do meio rural e da agroecologia.

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência acontecerá das 08h às 17h, no Auditório do Parque de Exposições, localizado na BR-407, e deve contar com a participação de delegações dos nove municípios que integram o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI).

O encontro busca construir uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural, valorizando a agricultura familiar, os saberes tradicionais e o papel central das comunidades do campo no desenvolvimento sustentável.

>> Clique aqui e seja membro do canal do BEC no WhatsApp

Estão sendo mobilizadas representações de diversos segmentos sociais, como sindicatos rurais, associações comunitárias, cooperativas, juventudes do campo, mulheres agricultoras, povos e comunidades tradicionais, além de representantes dos poderes públicos locais e estaduais.

A conferência é organizada pelo Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODETER-TIPNI), com apoio do CET e da CEDRS, e conta com o respaldo institucional do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Estão convidadas as representações dos municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

A expectativa é que o evento fortaleça o sentimento de pertencimento territorial e ajude a consolidar um plano de ação comum para os próximos anos, com base nos princípios da solidariedade, sustentabilidade e valorização da vida no campo.

Veja também

A liberdade como espelho do caráter

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Há quem acredite que só é possível garantir comportamentos corretos através de regras, proibições e