Investigados são suspeitos de atuar na liberação de emendas parlamentares aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024, mediante pagamento de vantagem indevida.
Por g1 BA

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga e o afastamento cautelar de três servidores. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o Blog da Camila Bomfim, o sigilo telefônico do deputado federal Félix Mendonça (PDT) foi quebrado. O político é apontado como principal operador financeiro do esquema. O g1 tenta contato com a defesa dele, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.
>> Siga nosso canal no WhatsApp e veja mais notícias
Uma grande quantia foi apreendida em gavetas de um guarda-roupa e de um armário na casa do ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT). Ainda não há informações sobre o valor encontrado.
A produção da TV Bahia apurou que em Salvador, os mandados foram cumpridos nos bairros do Comércio, Patamares e Horto Bela Vista.
Veja abaixo alguns dos alvos da operação:
- Deputado federal Félix Mendonça – quebra de sigilo telefônico;
- Prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT) – busca e afastamento;
- Prefeito de Boquira, Alan Machado França (PSB) – busca e afastamento;
- Ex-Prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT) – busca;
- Assessor parlamentar do deputado federal Félix Mendonça, Marcelo Chaves Gomes – busca e afastamento.
Alguns empresários e empresas também foram alvos de busca e apreensão. O g1 tenta contato com as defesas dos investigados.
Como funcionava o esquema
Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
O g1 tenta contato com as prefeituras de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.