Alice Portugal: declarações de Moraes sobre Jair Bolsonaro apontam que houve “uma clara tentativa de golpe”

Por Brasil 247

Alice Portugal: declarações de Moraes sobre Jair Bolsonaro apontam que houve

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou a gravidade do plano golpista e mencionou declarações do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado citou a minuta do golpe e fez referência à participação de Jair Bolsonaro (PL) no esquema ilegal. O político da extrema-direita está entre os 14 acusados que se tornaram réus por decisão do STF. Nesta terça-feira (22), o tribunal anunciou mais seis réus.

“A minuta do golpe, que passou de mão em mão até chegar ao ex-presidente, é prova clara de uma tentativa de golpe. Por unanimidade, o STF acaba de tornar réus seis acusados. Não há mais espaço para dúvida: quem tentou abalar a democracia precisa pagar pelo seu crime!”, escreveu a parlamentar na rede social X.

O ministro Alexandre de Moraes relembrou declarações de Jair Bolsonaro, que, em 26 de março, confirmou em entrevista coletiva ter recebido a minuta do golpe. Bolsonaro afirmou ter imprimido o documento para “saber o que era”.

“Você pega a minuta do golpe encontrada na casa do Anderson. Tem um primeiro parágrafo, meia dúzia de linhas, que fala que seria uma intervenção via estado de defesa no TSE. O resto, as outras duas páginas, são cópias da Constituição”, disse Bolsonaro na época.

Siga nosso canal no WhatsApp e veja mais notícias

Em comunicado divulgado em 26 de março, o STF afirmou que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou o “Núcleo 1”, ou “Núcleo Crucial”, como “uma organização criminosa que buscava impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor o governo legitimamente eleito”.

Os membros do Núcleo 2 foram acusados de usar a máquina pública, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para dificultar o acesso de eleitores aos locais de votação no segundo turno das Eleições 2022, principalmente no Nordeste, reduto eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), então adversário de Jair Bolsonaro na disputa presidencial.

Veja também