29 DE MARÇO – Aniversário da capital dos baianos

Nordeste do Brasil, Dezembro de 2009. Northeast of Brazil, December 2009.

Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, primeira capital do Brasil Colônia, é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura. Em 2013, o município tinha o maior PIB do Nordeste, seguido por Fortaleza e Recife. Em 2012, sua área metropolitana era a segunda mais rica do Norte-Nordeste do Brasil em PIB, depois da área metropolitana de Recife.

A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985. Em agosto de 2015, Salvador candidatou-se a ser uma das cidades a integrarem a Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Com mais de 2,9 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste, o terceiro do Brasil e o oitavo da América Latina (superado por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago).

Salvador2Sua região metropolitana, conhecida como “Grande Salvador”, possuía 3 573 973 habitantes recenseados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que a torna a terceira área metropolitana mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.

Por essas dimensões urbano-populacionais, é classificada pelo estudo do IBGE sobre a rede urbana brasileira como uma metrópole regional. Tais dados demográficos espalham-se por uma superfície de 693,276 quilômetros quadrados, ainda conforme o IBGE.

*Wikipédia

Veja também