Após Fernanda Torres vencer Globo de Ouro, governador da Bahia promete levar ‘Ainda Estou Aqui’ para escolas estaduais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Segundo o gestor, os alunos da rede estadual terão acesso ao livro e ao filme, que retratam a história de uma família que foi atravessada pela Ditadura Militar

Por g1 BA

Governador da Bahia vai implementar livro “Ainda Estou Aqui” nas escolas estaduais — Foto: Divulgação; Vitor Santos/Ag Haack

Dois dias após a atriz Fernanda Torres vencer o Globo de Ouro como melhor atriz dramática pela performance no filme “Ainda Estou Aqui”, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, informou que vai levar o longa e o livro que inspirou o filme para as escolas estaduais. A informação foi confirmada na terça-feira (7).

__________________

“Educação, arte, memória e democracia. levaremos o filme “Ainda Estou Aqui” para nossas salas de aula, teatros das escolas e cinemas do estado”, escreveu o governador nas redes sociais.

__________________

A obra será utilizada para promover debates sobre democracia, história e direitos humanos no ambiente escolar. Há previsão da exibição do filme, seguida de rodas de conversa e atividades pedagógicas. Segundo o governador, a iniciativa tem como objetivo “manter vivas a história e cultura do Brasil”.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Educação e questionou se a implementação já fará parte do ano letivo de 2025, mas ainda não teve resposta.

Ainda Estou Aqui

O livro do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, retrata a história de sua própria família. O pai do autor, o ex-deputado federal e engenheiro Rubens Paiva, foi morto em 1971, durante a Ditadura Militar.

O foco da narrativa é Eunice Paiva, a mãe de Marcelo. A obra retrata como ela transformou a própria vida após a tragédia e se tornou um símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil.

No filme dirigido por Walter Salles lançado em 2024, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, enquanto Selton Mello interpreta Rubens Paiva.

O filme levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, ganhou diversos elogios da imprensa estrangeira e pode concorrer ao Oscar. No Globo de Ouro, o longa concorreu a “Melhor Filme de Língua Não Inglesa” e “Melhor Atriz em Drama”, levando a segunda estatueta.

Veja também