Lúcio de Barros Barbalho nasceu em Belém do Pará, no dia 14 de março de 1927. Ator. Atua principalmente como ator de comédias.

Iniciou sua carreira artística no Recife na companhia de teatro de Mário Salaberry e, com seu falecimento em acidente, participou da companhia de teatro de Barreto Júnior e depois entrou para o elenco da Rádio Clube de Pernambuco e depois da TV Rádio Clube. Aí fez seu primeiro programa de humor, contracenando com José Santa Cruz.
Nessa época, casou-se com Arlete Salles. Com ela, mudou-se para o Rio de Janeiro, indo trabalhar na TV Rio. Depois, foi para a TV Tupi e dali para a TV Globo.
Lúcio Mauro é conhecido principalmente por suas atuações em quadros de programas humorísticos de televisão, especialmente, nos programas de Chico Anísio, os quais lhe deram seus dois personagens mais emblemáticos: Aldemar Vigário e Da Júlia. O primeiro era um aluno bajulador na Escolinha do Professor Raimundo, que gostava de inventar histórias a respeito do passado do professor com o intuito de agradá-lo, mas que geralmente o colocava em situações constrangedoras.
O segundo personagem, que fazia parte do Chico Anysio Show e depois de outros programas, era o assistente que buscava orientar o ator Alberto Roberto (personagem de Chico), que, embora fosse considerado excepcional, era ignorante e arrogante.
Outro personagem de sucesso veio em Balança Mas Não Cai; Fernandinho era um homem rico e sofisticado, cuja esposa, a ignorante Ofélia (Sônia Mamede), embora por quem fosse completamente apaixonado, causava-lhe grande constrangimento devido às suas gafes perante convidados ilustres.

O quadro seria regravado nos anos 2000 para o extinto Zorra Total (atualmente Zorra), com Cláudia Rodrigues interpretando Ofélia.
*Wikipédia