OPINIÃO – Dançando na buraqueira

Foto 5O ditado popular solto na buraqueira traz definições distintas em estados nordestino, mas, essencialmente, significa estar à vontade, livre pro que der e vier. Ao aproximar-se a maior festa do povo bonfinense – o São João – considerada uma das maiores da Bahia, lembramos desta frase muito difundida entre as pessoas que gostam de festa, pois ela também se reporta à pessoa que sai por aí (à vontade, livre) para “farrear”.

No entanto, em Bonfim a perspectiva é outra. Diante de tantos buracos nas vias públicas, os bonfinenses estão bastante preocupados em como participar da festa vendo a cidade tão maltratada. Como receber o turista (que sempre lota nossas ruas nessa época do ano) tendo que conviver com espaços danificados da forma que está.

O governo municipal teve muito tempo para, pelo menos, amenizar o problema. Mas, como a inércia e a incompetência têm sido a marca registrada dessa administração, chegou o período das chuvas e nada foi feito. Provavelmente, assessores do governo devem apresentar a chuva como desculpa para justificar a situação calamitosa das nossas ruas. Portanto, a buraqueira aqui é sinônimo de aborrecimento, constrangimento…

Contudo, considerando que o fluxo maior de turistas é a partir do dia 20, quando começa a programação oficial no Arraial da Tapera (Parque da Cidade), entendemos que dará tempo de se fazer alguma coisa. Caso contrário, bonfinenses e turistas vão passar o São João…

DANÇANDO NA BURAQUEIRA!

*Eloilton Cajuhy – DRT 3621

Veja também