Papa anunciará canonização de Madre Teresa na próxima semana

Ele também anunciará a data para a proclamação de santidade, que poderá ser no dia da morte da religiosa, em 4 de setembro

madre-teresa-calcuta
Madre Tereza de Calcutá (Foto: Reprodução)

O Papa Francisco, no consistório ordinário do dia 15 de março, firmará o decreto para a canonização de Madre Teresa de Calcutá e anunciará a data para a proclamação de santidade da religiosa, informou o Vaticano nesta segunda-feira (07). Entre as datas possíveis, está o dia 4 de setembro, dia de falecimento de Madre Teresa.

A irmã missionária nasceu em 1910, em Skopje, hoje capital da Macedônia, sob o nome de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu e faleceu em setembro de 1997. Sua beatificação ocorreu no dia 19 de outubro de 2003 pelo então papa João Paulo II. Sua vida foi marcada pela luta pelos mais pobres e marginalizados, o que lhe rendeu um Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Para declarar a canonização, a Comissão da Causa dos Santos precisa confirmar dois milagres da religiosa. Segundo o jornal católico “Avvenire” publicou no dia 18 de dezembro do ano passado, o segundo desses milagres aconteceu com um brasileiro.

Em 2008, um homem de 35 anos residente em Santos teria se curado repentinamente e de modo cientificamente inexplicável quando estava à beira da morte por causa de uma doença no cérebro. Sua mulher rezava constantemente para a “santa das sarjetas”.

A oficialização do reconhecimento do milagre por parte de Jorge Mario Bergoglio teria ocorrido um dia antes da publicação.

PHILADELPHIA, PA - SEPTEMBER 27: Pope Francis visits Saint Charles Borromeo Seminary to address international bishops, September 27, 2015 in Philadelphia, Pennsylvania. After visiting Washington and New York City, Pope Francis concludes his tour of the U.S. with events in Philadelphia on Saturday and Sunday. (Drew Angerer/Getty Images)
Foto: Getty Images

Além da indiana, serão firmados os decretos para a canonização de José Luis Sánchez del Río, Estanislau de Jesus Maria (Giovanni Papczynski), Maria Elisabeth Hesselblad e Giuseppe Gabriele del Rosario Brochero. Este último será o primeiro santo nascido e morto na Argentina, o país natal do Pontífice.

Brochero, um sacerdote nascido em 1840 e que morreu em 1914, foi proclamado beato em 14 de setembro de 2013.

*Terra

Veja também