Medida beneficiará apenados, seus familiares e Poder Judiciário.
Blog do Eloilton Cajuhy
Na segunda-feira, 29 de janeiro, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), realizou ato solene de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o estado e os municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Capim Grosso e Jaguarari, para o funcionamento pleno da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa).
Estiveram presentes ao evento, o deputado Bobô, o ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, Assessor Especial do Governo do Estado, e os prefeitos de Andorinha, Renato Brandão; de Capim Grosso, José Sivaldo Rios de Carvalho, e de Jaguarari, Antonio Nascimento.
A Ceapa está sediada em Bonfim, num imóvel alugado pelo Governo do Estado. O quadro funcional, conforme convênio assinado na gestão de Brasileiro, era composto por uma atendente, uma advogada, uma psicóloga e uma assistente social, de responsabilidade da Prefeitura de Senhor do Bonfim.
“Todavia, demonstrando total desprezo e desrespeito aos cumpridores de penas alternativas, seus familiares e ao Poder Judiciário, o prefeito Laercio Junior, não renovou o contrato da equipe e colocou na Ceapa apenas uma advogada para atender os seus interesses pessoais, prejudicando assim, o pleno funcionamento da central”, disse Carlos Brasileiro.
A fim de sanar tais problemas e dar maior celeridade a esse serviço, e em atenção a seus usuários e familiares, o Governo do Estado estabeleceu uma espécie de consórcio com os municípios mencionados para gerir os serviços da Ceapa, sem que haja qualquer prejuízo à sua finalidade de acolher, assistir e ressocializar apenados. Assim, o Estado passa a disponibilizar, além do imóvel e despesas de funcionamento, uma atendente e uma advogada, e os municípios parceiros uma psicóloga, uma assistente social e um veículo para transportar a equipe que atende a Senhor do Bonfim e aos demais municípios.
O Termo de Cooperação Técnica é uma conquista muito importante, que promoverá tratamento digno e respeitoso aos cumpridores de penas e medidas alternativas, aos seus familiares e ao Poder Judiciário. “É mais uma vitória nossa, do deputado Bobô, da vereadora Lucia Cerqueira, dos vereadores Moge, Rê do Sindicato e Quinho, e da sociedade regional”, afirmou Brasileiro.
“Agradecemos ao governador Jerônimo Rodrigues, a José Antônio Maia, secretário da Seap e ao diretor Nestor José Maria Neto. Nossa gratidão também aos prefeitos Renato Brandão (de Andorinha), José Sivaldo (de Capim Grosso) e Antônio Nascimento (de Jaguarari), que encamparam conosco essa empreitada. Gestão se faz com respeito e amor ao próximo. O cuidado e atenção do poder público ajudam na ressocialização de quem precisa de apoio e oportunidade”, finalizou o ex-prefeito de Bonfim.