Os Agentes de Combate às Endemias de Senhor do Bonfim, vêm realizando no município um conjunto de ações no combate a proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI, dentre elas, o bloqueio “fumacê” que consiste em pulverizar um raio de até 50 metros dos imóveis onde tiveram casos confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus.
Com o objetivo estratégico de que os bloqueios mostrem resultados mais eficientes e com menor brevidade, os agentes informam à população que os horários para as aplicações do inseticida usado para eliminar o mosquito em fase adulta foi alterado. Os bloqueios “fumacê”, que antes eram realizados no período da manhã, passaram a ser realizados no final da tarde, a partir das 16h, momento em que o mosquito sai para picar a população.
Hoje (24), os agentes de endemias realizaram um grande bloqueio em partes das ruas Fernando Jatobá, Engenheiro Buriti,Manoel Novais, Bom Jardim, Morgado e Vilebaldo Viana.
Os agentes informam ainda que a população, além de abrir portas e janelas, deve retirar roupas do varal e pássaros das varandas no momento da aplicação do inseticida.
Visitas domiciliares, palestras nas escolas, bloqueios fumacê, atendimento de denúncia e faxinaços têm sido as ações praticadas diariamente pelos ACEs de Senhor do Bonfim na luta contra proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI.
A melhor forma de se evitar as doenças é combater os focos. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.
*BLOG DO ELOILTON CAJUHY – Com informações dos Agentes de Combate às Endemias