PRF realiza Operações de combate à alcoolemia na Bahia

etilômetroA Polícia Rodoviária Federal na Bahia está realizando Operações com o objetivo de intensificar a fiscalização quanto ao uso de bebida alcoólica na direção de veículos automotores reduzindo, assim, o número de acidentes por este motivo.

A primeira fase da denominada Operação Baco em 2016 aconteceu durante a Operação Carnaval, no período de 04 a 10 de fevereiro, em Simões Filho/BA. As ações, que aconteceram no KM 604 da BR 324, entre 22h e 04h, resultou em 839 veículos e 1.105 pessoas fiscalizados e, apesar de todo este trabalho e das campanhas realizadas, alguns condutores ainda abusaram da bebida, pois, dos 743 testes realizados, 90 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40, conforme artigos 165 e 277 §3º do Código de Trânsito Brasileiro.

Durante este último final de semana (12 a 14/02), foi realizada na região do município de Paulo Afonso/BA, a Operação Baco II. Apesar de não ter nenhuma festa grande na região, a Operação foi necessária devido à grande quantidade de acidentes com vítimas fatais que ocorreu na região, muitos deles, tendo como a causa presumível o consumo de álcool.

Durante os três dias de ações, 534 veículos e 690 pessoas foram fiscalizadas, sendo realizados 265 testes de etilômetro, resultando em 10 condutores notificados por dirigirem sob efeito de álcool. Dos flagrados, 02 condutores foram encaminhados para as respectivas delegacias de polícia judiciária, correspondentes ao local onde o crime foi constatado, por crime de embriaguez no volante.

Além disso foram realizadas rondas com foco em retirar possíveis andarilhos ou pessoas
embriagadas que ficam circulando pelo acostamento durante o período noturno, visto que há um grande índice de atropelamentos de indivíduos nos finais de semana. Portanto foram retiradas 05 pessoas em situação de risco.

*Núcleo de Comunicação Social/10ª SRPRF/BA

Veja também