Objetivo é eliminar criadouros e prevenir contra o dengue, chikungunya e zika
Até a próxima quarta-feira (10), agentes, controle de endemias e vigilância epidemiológica de Senhor do Bonfim farão uma operação intensiva de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A ação começou nesta sexta-feira (05), nas visitas mensais aos cemitérios municipais. O objetivo é fazer o acompanhamento da situação, verificar a presença de possíveis criadouros e eliminá-los. Cemitérios são considerados Pontos Estratégicos, que são locais que podem apresentar grande quantidade de recipientes em condições favoráveis a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Mesmo com toda a divulgação feita pelos Agentes de Endemias com apoio dos órgãos de imprensa e a manutenção diária feita nos cemitérios, os Agentes de Controle e Combate à Dengue e outras Endemias continuam encontrando possíveis criadouros no local.
Para ampliar o cuidado na proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, os moradores de Senhor do Bonfim contam com um número de telefone para denúncias.
O Disque Dengue recebe informações sobre situações de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – para que as equipes de Agente de Combate a Endemias tomem providências.
As denúncias também podem ser feitas por mensagem de texto. O serviço funcionará durante todo o período de carnaval e a população deve ligar para o telefone (74) 3541-8270 e informar as residências, terrenos baldios, órgãos públicos que apresentam risco de proliferação do mosquito.
Além de atenderem as denúncias os Agentes estarão dando continuidade aos Bloqueios “fumacê” em residências e localidades que tiveram casos confirmados das doenças.
*Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Senhor do Bonfim