Frei Chico morre aos 82 anos em Belo Horizonte

Religioso estava internado desde 8 de janeiro, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Holandês naturalizado no Brasil, o frade se tornou um reconhecido pesquisador da religiosidade popular.

Por g1 Minas — Belo Horizonte

Frei Chico morre, aos 82 anos, em Belo Horizonte — Foto: Acervo pessoal dos Frades Franciscanos

O frei Francisco Van der Poel, conhecido como frei Chico, morreu, aos 82 anos, neste sábado (14). A morte foi confirmada pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

O religioso estava internado, desde o último domingo (8), no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Madre Teresa, no bairro Gutierrez, na Região Oeste da capital, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Frei Chico nasceu na Holanda, mas adotou o Brasil como pátria. Ele atuava como religioso franciscano desde 1960 e se tornou um reconhecido pesquisador da cultura folclórica e da religiosidade popular.

Na Arquidiocese da capital, o frade evangelizou em Betim, com trabalhos na Colônia Santa Izabel e no Convento Santa Maria dos Anjos.

Em 2013, publicou a obra “Dicionário da Religiosidade Popular”, fruto de 40 anos de pesquisa, sendo oito deles dedicados à região do Vale do Jequitinhonha.

Em nota, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo disse que os religiosos estão unidos em orações e destacou que frei Chico serviu à Igreja sempre valorizando a simplicidade.

“Frei Chico sempre esteve ao lado dos mais pobres e simples, uma vida autenticamente franciscana, inspiração para as atuais e futuras gerações. Na atualidade, quando todos são chamados a redescobrir a importância e o valor da simplicidade, para o cultivo de hábitos mais sustentáveis, a obra de frei Chico tem muito a ensinar. O seu olhar sensível e amoroso para a cultura e a religiosidade popular é um especial dom de Deus, herança deixada a cada um de nós. Cristo, que nasceu e viveu ao lado dos pobres, possa acolher frei Chico. É o que suplico em preces”, afirmou dom Walmor.

Velório e sepultamento

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, o velório de frei Chico começa neste domingo (15), a partir das 7h, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco das Chagas, na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates, na Região Noroeste da capital. No local também será celebrada uma missa, às 16h.

Em seguida, o corpo dele será levado a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para ser velado e sepultado, na segunda-feira (16). O velório em Araçuaí será de 6h a 18h, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, onde ocorrerá o sepultamento.

A prefeitura da cidade declarou luto oficial de três dias pela morte do frei, afirmando que ele exerceu “missão de vida dedicada à promoção da cultura popular de Araçuaí, do Vale do Jequitinhonha e do seu povo”.

Veja também