Blog do Eloilton Cajuhy

Morreu o compositor Lúcio Barbosa, autor do grande sucesso “Cidadão”, aos 74 anos. A notícia do seu falecimento foi publicada em uma rede social do cantor, compositor e escritor paraibano Luís Avelima, que mora em São Paulo e é Diretor de Atividades Culturais da Fundação Memorial da América Latina.
Natural de Senhor do Bonfim, Lúcio Barbosa foi morador do Alto da Maravilha. Tornou-se conhecido na música popular brasileira como autor e compositor das músicas “Cidadão” e “O Profeta”, que contam com inúmeras regravações.
Seu grande êxito aconteceu em 1979, quando sua música “Cidadão” foi gravada pelo cantor e compositor Zé Geraldo no LP “Terceiro Mundo”, da CBS. Essa composição conheceu diversas regravações, entre as quais, as de Luiz Gonzaga, Silvio Brito, Zé Ramalho, Renato Teixeira, Elymar Santos e, em 1989, tornou-se grande sucesso no sul do país, na gravação de Wilson Paim. Foi também regravada pelo próprio Zé Geraldo, inclusive no disco “Cantoria 3”, lançado pela Kuarup.
Em 1992, a música “Cidadão” foi regravada por Zé Ramalho no disco “Frevoador”, lançado pela Columbia/Sony Music. Lúcio Barbosa morava em Itapecerica da Serra, São Paulo.

Em nossa cidade, Lúcio deixa o irmão João Domingos, ex-jogador de futebol e que durante vários anos trabalhou na Embasa em nossa cidade, trabalhando atualmente na prefeitura de Jaguarari.