04 DE JANEIRO – Dia da Abreugrafia e Dia do Hemofílico

– Dia da Abreugrafia

manuel abreu
Manuel Dias de Abreu (Foto: Google)

Abreugrafia é um tipo de exame que diagnostica precocemente a tuberculose. O método, descoberto em 1936 pelo médico brasileiro Manoel de Abreu, tornou-se conhecido graças ao seu baixo custo operacional e eficiência técnica.

O Dia da Abreugrafia foi instituído em 1958 em homenagem ao nascimento de Manoel de Abreu. Antes de ser definido o termo abreugrafia, o exame recebeu nomes como fluorografia, fotofluorografia, radiografia e roentgenfotografia.

*Guia dos Curiosos

– Dia do Hemofílico

dia do hemofílicoNo Brasil comemora-se o Dia do Hemofílico no dia 4 de janeiro porque foi nessa data que faleceu o cartunista, desenhista, jornalista e escritor brasileiro, Henrique de Souza Filho, o Henfil.

Henfil morreu, em 1988, aos 43 anos, no Rio de Janeiro. Hemofílico (como seus dois irmãos, o sociólogo Betinho e o músico Francisco Mário), Henfil contraiu AIDS em uma transfusão de sangue, ocorrência comum na época, já que havia ainda pouco conhecimento sobre a doença e a necessidade de cuidados específicos para preveni-la.

É importante ressaltar que essa data é popular, para a reflexão dos brasileiros a respeito da importância da doação de sangue, pois o Dia Internacional da Hemofilia é o dia 17/04.

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 10 mil pessoas, sofre com a doença. No Brasil, há cerca de 9 mil hemofílicos. Em mulheres, casos de hemofilia são muito raros.

Quando alguma parte do nosso corpo começa a sangrar, uma das funções das proteínas é defender o organismo, agindo para estancar o sangramento. As proteínas fibrinogênias e a trombina são responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea.

Na hemofilia, a coagulação não ocorre porque há uma sequência na ação das proteínas o coágulo não se forma e o sangramento continua.

*Blog Help Saúde

Veja também

Quando o agora é o melhor tempo

Agir, mudar, amar: não existe hora perfeita Blog do Eloilton Cajuhy – BEC A vida não espera que estejamos prontos. Ela acontece