O Jubileu da Misericórdia começou com a abertura da Porta Santa na Basílica Vaticana, durante a Solenidade da Imaculada Conceição, e terminará no dia 20 de novembro de 2016.
Na Diocese de Bonfim, a solenidade de abertura do Ano Santo, acontecerá neste sábado (19), às 17h30, com a procissão que sairá da Capela do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento em direção à Catedral Diocesana, quando acontecerá a abertura da Porta Santa. Em seguida, será celebrada a Santa Missa.
O Papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia).
A celebração do Jubileu se origina no judaísmo. Consistia em uma comemoração de um ano sabático que tinha um significado especial. A festa se realizava a cada 50 anos.
Durante o ano os escravos eram libertados, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam-se as dívidas, as terras deviam permanecer sem cultivar e se descansava. Era um ano de reconciliação geral. Na Bíblia, encontramos algumas passagens dessa celebração judaica (cf. Lv 25,8).
*Pascom Bonfim e Site Jovens Conectados