08 DE DEZEMBRO – Dia Nacional da Família, Dia da Justiça e Dia do Cronista Esportivo

– DIA NACIONAL DA FAMÍLIA

dia-da-familiaEsta data foi instituída pelo Decreto nº 52.748, de 1963. Segundo o texto, na família ideal existe amor, confiança, cooperação, respeito, obediência, compreensão e tolerância. A partir dela, adotamos valores e formamos nossa identidade.

Na Idade Média, as crianças não costumavam receber atenção e carinho. O pai era considerado superior aos outros membros da família e os casamentos eram arranjados de acordo com interesses financeiros.

Mas o romantismo europeu do século XVIII modificou este modelo. A privacidade passou a ser mais valorizada, assim como a formação pessoal, moral e espiritual das crianças. A afetividade tornou-se o principal laço entre cônjuges, pais e filhos.

A emancipação das mulheres, no século XX, acarretou novas transformações. Hoje muitas famílias são sustentadas e chefiadas por elas. Há também diversas famílias monoparentais, em que os filhos são criados só pelo pai ou só pela mãe.

Além disso, com o aumento dos divórcios, é comum a convivência na mesma casa entre os filhos dos primeiros casamentos e o novo marido da mãe ou a nova mulher do pai.

No Brasil, a taxa de fecundidade tem diminuído e as famílias estão cada vez menores. Outra novidade é que, diante do aumento do número de idosos, muitas crianças são cuidadas e sustentadas pela avó ou pelo avô.

*Câmara dos Deputados – Plenarinho

– DIA DA JUSTIÇA

dia-da-justicaO Dia da Justiça foi instituído em 1951 e é comemorado no dia 8 de Dezembro em todo o Brasil. Trata-se de um feriado forense, por isso as instituições da Justiça não trabalham neste dia.

Essa data foi instituída pelo Decreto Lei n° 1408 de 1951, pelo então presidente Getúlio Vargas, e pretende homenagear os profissionais como juízes, promotores, advogados e outros, que atuam de alguma forma na Justiça, que é um dos três poderes instituídos do Estado Brasileiro, sendo responsável por julgar a correta aplicação das leis e para que elas sejam respeitadas.

O Dia da Justiça também tenta trazer em discussão os valores como ética, cidadania, respeito, convivência, compreensão, que apesar de serem valores fundamentais de uma sociedade justa, necessitam que a atuação da Justiça os faça valer sempre que necessário.

*Calendáriobr

– DIA DO CRONISTA ESPORTIVO

dia-do-cronista esportivoO dia do Cronista Esportivo é comemorado no mundo inteiro no dia 8 de dezembro, data em que Aulus Lépidus, o mártir da crônica esportiva e o primeiro a descrever um duelo entre escravos e leões no jornal Acta Diurna de Roma, morreu devorado por famintos animais no Coliseu, dizem os estudiosos porque Aúlus teria tido um caso amoroso com a mulher de Marcelus Brunos, o domador de leões.

O cronista esportivo é o profissional que entra com a razão onde todo mundo entra com o coração: o mundo do esporte. Além de narrar jogos e provas esportivas, o cronista faz comentários racionais sobre a lógica do esporte. Imagine a dificuldade de fazer crônicas sobre o jogo final de uma decisão de Copa do Mundo quando o Brasil é um dos times?

O cronista visualiza, principalmente, o mundo do futebol. Muitas vezes, ele descreve uma jogada ou um gol com um lirismo digno de uma poesia, seja o gol de seu time ou do adversário. O cronista deve ser capaz de criticar e raciocinar em cima do jogo, dos atletas e até mesmo do técnico.

PARABÉNS A TODOS OS CRONISTAS ESPORTIVOS!

*Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará

Veja também

Quando o agora é o melhor tempo

Agir, mudar, amar: não existe hora perfeita Blog do Eloilton Cajuhy – BEC A vida não espera que estejamos prontos. Ela acontece