
Esteve reunida na tarde de segunda-feira (08) no Colégio Municipal Jonival Lucas, em Andorinha, a comissão formada por secretários, técnicos, procuradoria jurídica e representantes das secretarias municipais para discutir e avaliar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela gestão quanto a disposição final de resíduos sólidos no município.
O Prefeito Renato Brandão assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia, por intermédio da Promotoria de Justiça de Euclides da Cunha, em 2019. Desde então, a gestão não tem medido esforços para desenvolver ações para minimizar os problemas causados pelo lixão, que consiste desde a finalização da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico à implantação de aterro sanitário no município ou a destinação final adequada desses resíduos.
Buscando enfrentar esse desafio, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a Secretaria de Ação Social têm dado total apoio ao funcionamento da Associação de Catadores, como a regularização da entidade, o aluguel de um galpão com mesa de triagem e 01 prensa (doação da Empresa Ferbasa) para o manejo dos resíduos recicláveis, a disponibilização de carrinhos para a coleta de tais resíduos, a implantação de 12 pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis distribuídos na sede do município, o fornecimento de EPIs e acompanhamento dos técnicos de assistência social através dos serviços sociais.

Uma parceria do Departamento de Meio Ambiente com as demais secretarias municipais vem desenvolvendo um projeto piloto para implantação da coleta seletiva, inicialmente com a distribuição de kits de lixeiras nos prédios públicos e a realização de palestras com servidores para sensibilização e divulgação como já aconteceu com as secretarias de Educação e Saúde. De forma experimental está sendo iniciada a coleta seletiva em um bairro da cidade.
Através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a gestão municipal tem investido na área onde está implantado o lixão, com o cercamento para evitar a entrada de animais, implantação de placas de advertência para a proibição da queima do lixo e definição dos demais setores para disposição organizada e a compactação do lixo.
A reunião que contou com a participação do Prefeito Renato Brandão, foi avaliada como proveitosa, ficando definido novo encontro para a próxima segunda-feira, dia 15, para traçar o plano de ação com novas metas, principalmente para a implementação da coleta seletiva, que é “o maior desafio dos gestores municipais de todo o Brasil e não é diferente em nosso município, mas tenho certeza que o povo de Andorinha é consciente e educado e vai apoiar e aprovar o nosso projeto da coleta seletiva. Vamos unir forças e transformar nossa cidade e, quem sabe, ser referência em nossa região”, disse Renato Brandão.