
Economia Solidária é uma estratégia de desenvolvimento econômico que preserva os valores da solidariedade, da autogestão, do trabalho associado e da cooperação.
Na região de Senhor do Bonfim, compreendido pelos municípios de atuação da diocese, são centenas de empreendimentos que adotaram a economia solidária como alternativa de geração de renda e superação da pobreza e desigualdades. São empreendimentos formais e informais, cooperativas, grupos de trabalho, fundos rotativos, grupos culturais, dentre outros, que buscam valorizar as potencialidades locais e transformar as dificuldades climáticas regionais em forças que geram vida e dignidade.
Em 2003 o Grupo Regional de Economia Popular e Solidária (GREPS), iniciou em Senhor do Bonfim a realização de Feiras anuais regionais que permitiram, aos empreendimentos de economia solidária, a comercialização, as trocas de experiências através dos encontros e intercâmbios, além da vivência cultual que permitiram a integração entre os diversos empreendimentos deste território.
A atuação do GREPS fortaleceu e deu visibilidade as iniciativas destes empreendimentos e, em 2006, durante um seminário realizado em uma edição de suas feiras, liderou um dos mais importantes editais de financiamento de políticas públicas de fortalecimento dos Fundos Rotativos Solidários, uma prática histórica de financiamento cooperativo, de responsabilidade coletiva com ganhos econômicos e sociais diversos.
São muitas entidades que atuam no trato da economia solidária neste território. A chegada do Centro Publico de Economia Solidária (CESOL), em 2013, gestado pela ARESOL e Financiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), veio para somar ainda mais e contribuir com assistência técnica gerencial destes empreendimentos, permitindo melhoria da qualidade e maior alcance de comercialização da produção. Ao todo, são 128 empreendimentos assistidos, diversos produtos inseridos em mercados convencionais, diversos produtos melhorados, acesso a mercados não convencionais e uma gama de novos produtos criados a partir dos conhecimentos das comunidades.
Aos poucos, com a articulação de várias entidades e instituições, com apoio do estado, com a atuação do CESOL, e com a mão na massa dos diversos trabalhadores e trabalhadoras, a economia solidária vai se consolidando e se tornando uma rede de produção estratégica para a construção de uma economia cada vez mais prospera, sustentável, justa e acima de tudo solidária.
Por isso, neste 15 de dezembro, Dia Nacional da Economia Solidária, o CESOL Piemonte Norte do Itapicuru, e municípios de Itiúba, Cansanção Nordestina e Monte Santo, parabenizam a todos e todas que contribuem para com a economia solidária, principalmente aos trabalhadores e trabalhadoras, que mesmo com tantas dificuldades, não desistem nunca, e na primeira oportunidade colocam de novo a mão na massa para produzir riquezas.













