O médico bonfinense Dr. Gustavo Rocha, em recente postagem no seu perfil no Facebook, alerta para um grave problema de saúde que vem afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo ele, “43 por cento da população está acima do peso, o que torna a elevação de obesos diabéticos. Daí, a Organização Mundial de Saúde (OMS), criou o termo DIABESIDADE para nominar esta terrível doença“.
Ainda de acordo com Dr. Gustavo, “as complicações são desastrosas, como cegueira, amputação de membros, AVC e insuficiência cardíaca“. Ele afirma que em suas palestras tem falado muito sobre o assunto “para despertar as autoridades para este terrível flagelo”.
Ainda segundo Dr. Gustavo Rocha, o Ministério da Saúde estima que existam no Brasil 11 milhões de diabéticos (muitos deles sem diagnóstico). “A doença pode começar a afetar o organismo dez anos antes de o paciente desconfiar que há algo errado“, afirma o médico bonfinense. “Diabetes junto com obesidade é uma desgraça”, diz o professor José Carlos Pareja, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Além dos 438 milhões de diabéticos que a OMS prevê que o mundo terá em 2030, haverá um grupo ainda maior de pessoas que estão prestes a se tornar diabéticas. São os portadores da síndrome metabólica. Ela é caracterizada por acúmulo de gordura abdominal, intolerância à glicose, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados. Mais cedo ou mais tarde, 65% dessas pessoas vão se tornar diabéticas.

*BLOG DO ELOILTON CAJUHY