
O Guarda Municipal e Brigadista Edson Barbosa, 51 anos, que estava internado na UTI do Hospital Regional de Juazeiro, faleceu no início da noite desta sexta-feira (27). Nos últimos dias, havia uma grande mobilização nas redes sociais de doação de sangue para Edson. Infelizmente, seu quadro se agravou e ele não resistiu.
Consternado com a morte precoce de um amigo, o Major PM Mascarenhas, Comandante da 54ª CIPM de Campo Formoso, usou as redes sociais para deixar sua mensagem a Edson Barbosa.
Confira:
“HOMENAGEM A UM VERDADEIRO GM
O que faz uma pessoa ser um profissional? Hoje acordei com este questionamento, por causa de uma notícia triste: o passamento de um amigo, um aluno, um ser humano especial. Me chega a notícia da partida precoce deste grande Combatente, que possuía as três maiores qualidades de um guerreiro: A inteligência; a coragem e a atitude.
Você foi a personificação da luta pela concretização da Guarda Municipal em Senhor do Bonfim, por sempre preferir lutar a se render; por ter sido um grande brigadista voluntário, quando poderia ficar acomodado em seu lar; por ser em carne e osso a representação do ethos espartano, enfim, por tudo que você representava para seus familiares, para seus amigos e, especialmente, pra mim.
Fui “professor” de vocês (Guardas Municipais), mas ao invés de ensinar, aprendi muito mais do que passei; vivenciei, na prática, o que a teoria idealiza e me senti útil por ter sido o tutor que forjou o caráter dos primeiros Guardas Municipais de Senhor do Bonfim. Quando ensinamos, despertamos no aluno a vontade dele fazer mais e melhor, ao tempo em que aprendemos com ele também.
Muito obrigado Barbosa, pelas lições que um aluno deve passar ao seu professor (e você fez isso com maestria), muito obrigado pelo respeito que sempre dispensou a mim, muito obrigado pelas provocações (sentirei falta) ao meu Vitória (torcedor que você era do Bahia), muito obrigado por tudo! Só te peço desculpas por não ter tido possibilidade de te dar um adeus ainda em vida, mas tentarei ir no último ato.
Embora você tenha partido, seu sonho continua mais vivo do que nunca. O sonho de ver a Guarda Municipal de Senhor do Bonfim atuando. E aí vem a resposta à indagação inicial: Como sempre disse a vocês: O que faz um Guarda não é sua farda, mas o seu coração e a sua atitude. E você mostrou que Bonfim, hoje, perdeu um Guarda Municipal, e não há quem fale por palavras, atos executivos, leis ou decisões e interpretações judiciais que possa me convencer do contrário.
Não é uma canetada que irá conceder ou tirar a condição que vocês fizeram jus – serem Guardas desta Terra do Bom começo. Vá em paz GM Barbosa. Aceite o pesar de toda minha família e em especial a minha continência!
Edson Mascarenhas – Maj PM”
O corpo de Edson Barbosa está sendo velado no Memorial Vila Nova. Seu sepultamento será realizado logo mais as 16h, no Cemitério São Lázaro, nesta cidade.

*BLOG DO ELOILTON CAJUHY












