
Manuel Alexandre Oliveira da Silva nasceu em Salvador, no dia 12 de junho de 1979. Cantor, produtor, compositor, empresário e dançarino.
No decorrer da década de 1990, Xanddy obteve grande sucesso e reconhecimento em todo o Brasil, com músicas animadas e divertidas. O grupo Harmonia do Samba é sempre destaque no carnaval baiano. Xanddy entrou no grupo em 1998.
Desde criança batia lata na rua, para desespero dos vizinhos, que o achavam muito barulhento. Aos 15 anos fez sua primeira música: “Meus sentimentos”, uma autobiografia sentimental.
Em 1996, o dono da banda Vírus do Samba o chamou para cantar em um espaço na Lapinha. No ano seguinte, foi convidado para integrar a banda Gente da Gente. Com esta banda, abriu shows para Mastruz com Leite, em Salvador, e para Sandra de Sá, em Feira de Santana.
Aos 17 anos, foi morar na Capelinha, em São Caetano, outro bairro popular de Salvador repleto de grupos de samba, funk, rap e reggae.
Nesta época, entrou para o Centro de Formação de Jovens Instrutores, no Queimadinho, onde se formou em mecânica de automóveis, e foi ali no CFJI que subiu ao palco pela primeira vez, numa festa dos estudantes. No carnaval de 1998, puxou o bloco Rekinte com a Gente da Gente.
Depois disso foi apresentado ao Harmonia do Samba. Junto com os componentes do grupo gravou um CD promocional com a música “Uva”, conseguindo, com a ajuda de radialistas colocar a música nas rádios.

Cantando com o Harmonia do Samba desde 1998, fez enorme sucesso no carnaval de 1999 e 2000, quando consagrou o Harmonia como o grande sucesso daquele carnaval, arrancando elogios até mesmo de Caetano Veloso.
O sucesso de Xanddy fez com que o Harmonia do Samba entrasse definitivamente para o rol das grandes bandas de pagode brasileiras. É casado com a cantora e dançarina Carla Perez, com quem tem dois filhos, Camilly Victória Perez Soares da Silva e Victor Alexandre Perez Soares da Silva.
*Wikipédia