Avícolas no estado produziram mais de 23 milhões de dúzias em 6 meses. Consumidores apontam que passaram a comprar mais ovos
A produção de ovos na Bahia aumentou 5,97% no período de seis meses este ano. Conforme as avícolas baianas, concentradas nas regiões nordeste e oeste do estado, foram produzidas, de janeiro a junho de 2016, 23 milhões 586 mil dúzias, mais do que no mesmo período do ano passado, que a produção foi de 22 milhões 256 mil dúzias de ovos. A Bahia também é abastecida com os ovos que vem de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, responsáveis por quase 80% do mercado.
Por conta desse aumento, os consumidores apontam que passaram a comprar mais ovos. De acordo com os avicultores, a ração das galinhas está mais cara por conta da queda da safra do milho, mas ainda assim, a expectativa é de crescimento na produção.
Na maior granja da Bahia, que que fica na cidade de Entre Rios, no nordeste do estado, a expectativa é de um aumento de 20% na produção nos próximos meses. Hoje, as 70 mil galinhas do plantel já produzem 600 mil ovos por dia.
“A tendência daqui pra frente é que vá aumentar a nossa produção, assim como nossos alojamentos para ter como atender esse mercado”, disse o avicultor Lucas Carvalho.
Não é apenas na granja em Entre Rios que as galinhas estão pondo mais ovos. Em vários lugares do país a produção está crescendo e batendo recordes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em doze meses (junho/2015 a julho/2016), as galinhas poedeiras do Brasil produziram cerca de 3 bilhões de dúzias de ovos. É a maior produção registrada na história. Com tantos ovos circulando no mercado, os consumidores apontam que o preço está mais em conta.
*Do G1 BA