O líder da Rede, deputado Alessandro Molon, do Rio de Janeiro, apresentou requerimento para que seja antecipada a votação da cassação do deputado afastado Eduardo Cunha para esta terça-feira (23). A votação da cassação foi marcada para o dia 12 de setembro, uma segunda feira, pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Molon afirmou que o requerimento tem apoio do PSB, PPS, PDT, PCdoB, Psol e PT.
“Portanto, sete líderes partidários, a Rede e mais seis, apoiam esse requerimento. Porque nós tememos que esse tempo que vai sendo usado para jogar o caso pra frente faça com que a opinião pública se esqueça do caso, e que isso vá ficando pouco a pouco como se fosse menos importante, e também o temor que nós temos de no dia 12 de setembro, por ser muito perto das eleições, nós termos um quórum muito baixo aqui na Casa, e nós sabemos que cada ausência conta a favor de Cunha”.
Para o presidente Rodrigo Maia, a data já foi marcada e não há risco de falta de quórum para votação.
“Acho que a data está marcada, acho que é uma data correta, tem um motivo de ser, e no dia 12 de setembro estaremos fazendo essa votação e encerrando esse assunto. Foi num domingo que a gente votou o impeachment e a estratégia do governo foi tirar quórum e não conseguiu”.
Eduardo Cunha responde a processo por quebra de decoro parlamentar por ser acusado de mentir em CPI da Petrobras ao declarar em 2015 não ser titular de contas no exterior.
*Reportagem – Luiz Gustavo Xavier/Rádio Câmara