Clubes vão se reunir sem a CBF e avaliar direito sobre dinheiro investigado

Imagem Google
Imagem Google

Na próxima segunda-feira, os presidentes de clubes pretendem se reunir sem a presença de membros da CBF. O momento de fragilidade da entidade e do futebol mundial, principalmente depois de Joseph Blatter anunciar que não seguirá na presidência da Fifa, motiva os dirigentes a tentarem ampliar o controle sobre a gestão. Não necessariamente com a criação de uma liga, mas a ideia é ter mais autonomia sobre os rumos dos clubes.

Os presidentes também querem avaliar se cabe a eles alguns dos milhões investigados pelo FBI em esquemas de corrupção envolvendo a Fifa e outras federações. No relatório da Justiça norte-americana, José Maria Marin, ex-presidente da CBF e atualmente preso na Suíça, teria recebido mais de R$ 20 milhões em propinas. O total de subornos e comissões entre todos os envolvidos desde 1991 supera os R$ 470 milhões).

Esse encontro aconteceria em São Paulo, mas foi transferido para o Rio de Janeiro porque Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, convocou uma reunião com os presidentes justamente para a mesma data. Eles dizem não saberem a pauta e não acreditam na possibilidade de Del Nero seguir Blatter e deixar o cargo.

*Bastidores F.C

Veja também