Na manhã desta quinta-feira (14), a Polícia Civil da Bahia divulgou o balanço da Operação Aracuã, deflagrada na madrugada, para cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão e 28 mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim, Antonio Gonçalves Petrolina–PE.
Durante 2 anos, equipes do Serviço de Investigação (S.I.) da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, monitoraram membros dessa organização criminosa com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos a bancos, casas lotéricas, correios e homicídios.
Segundo a polícia, esta organização era liderada por Alexandro Pereira Matias, “Alex Aracuã”, José Cícero Gomes de Sá, “Zezinho Aracuã”, Vanderlan José de Sá Santos, e Ivanildo Gomes de Sá, “Zé do Óleo”, responsáveis pelo cultivo e venda de maconha, bem como outras drogas: crack e cocaína, para localidades de Senhor do Bonfim, Antonio Gonçalves, Juazeiro, Salvador, Capim Grosso, Cabrobó-PE, Belém de São Francisco-PE, Pindobaçu, Campo Formoso, e Petrolina–PE.
Durante as investigações foram realizados alguns flagrantes delitos, após monitoramento de compra e venda de droga, por parte de membros da organização criminosa, como o João Carneiro, o “Grande”, e Adelânio.
Também foi erradicada uma roça de maconha na cidade de Pindobaçu, pertencente ao grupo, onde foi preso em flagrante delito João da Silva com 56 kg de maconha. Todos os que constam nos organogramas, foram presos por força de mandado de prisão.
Participaram da operação, em apoio aos cumprimentos dos mandados, as Coordenadorias de Juazeiro–BA, Itaberaba-BA, Serrinha-BA, GATI-DEPIN, Euclides da Cunha-BA, Santo Antônio de Jesus-BA, Seabra-BA, Alagoinhas-BA e Jacobina-BA.
Foram apreendidos durante as buscas 5 carros, 4 motocicletas, 1 rifle cal. 22, 1 pistola cal. 380, maconha, haxixe, 1 balança de precisão, 13 cartuchos cal. 380 e R$ 2.103,40 em dinheiro.
Dos 28 mandados de prisão expedidos, 22 foram cumpridos e 4 pessoas autuadas em flagrante delito, pelos crimes de falsificação de identidade, tráfico de droga e posse ilegal de arma de fogo. Dentre os presos, Luciano Pereira Junior, foragido por homicídio no Estado de Goiás.
*BLOG DO ELOILTON CAJUHY – Com informações da 19ª COORPIN/Senhor do Bonfim