Com o objetivo de eliminar criadouros e prevenir a população contra a dengue, chikungunya e zika, os Agentes de Endemias e a Vigilância Epidemiológica de Senhor do Bonfim, vêm realizando uma operação intensiva de combate ao mosquito Aedes aegypti. As ações começaram no ultimo dia 15 de junho e se estenderão até quando todas as repartições públicas forem inspecionadas e tratadas.
Na manhã desta sexta-feira, 01/07, os agentes estiveram visitando as instalações do antigo DERBA, no centro da cidade, e Chafariz da grande Gamboa.
É importante salientar que, em tempos onde o Governo Federal convoca toda a sociedade para o combate ao Aedes aegypti, órgãos estaduais em Senhor do Bonfim caminham no sentido contrário. No estacionamento da antiga Superintendência Estadual do DERBA, no centro da cidade, dezenas de veículos, fora de uso, estão acumulando água da chuva, ambiente favorável à criação de mosquitos.
Em condições ambientais favoráveis como essas, após a eclosão do ovo o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de apenas 10 dias. Por isso, a necessidade urgente de intervenções no local por parte dos servidores do município.
Foram realizados tratamento focal com aplicação de larvicida em depósitos e veículos que acumulavam água, eliminação de pequenos focos e um bloqueio fumacê com uso de inseticida em toda a área interna do estabelecimento que passou a ser de responsabilidade do Corpo de Bombeiros comandado pelo 6º Batalhão de Policia Militar da Bahia.
Ainda que os agentes realizem o controle mecânico eliminando esses possíveis criadouros, a conscientização da população é fundamental para que a situação dessas doenças seja controlada no município, por isso, colabore e faça sua parte. Combater o mosquito é dever de todos!
*Agentes de Endemias