GENTE QUE FAZ HISTÓRIA – Hoje é aniversário do ator Pedro Paulo Rangel

Pedro Paulo Rangel nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de junho de 1948. Ator, diretor, tradutor, arranjador e letrista.

pedro-pauloEm 1969, fez sua estreia na televisão, na Rede Tupi de São Paulo no elenco da novela Super Plá. Ainda na Tupi, participaria de mais duas novelas: Toninho on The Rocks, em 1970, e Dinheiro Vivo, em 1979.

Em 1972, estreou na TV Globo, a convite do ator e diretor Moacyr Deriquém, na novela Bicho do Mato. Em seguida, integrou o elenco da novela A Patota.

Em 1975, protagonizou o primeiro nu masculino da televisão brasileira, na novela Gabriela. Foi nesse ano também que ganhou seu primeiro protagonista, o jovem aventureiro Carlos de O Noviço. Em 1976, participou de Saramandaia e, em 1978, despontou em O Pulo do Gato.

Em 1979, voltou à TV Tupi de São Paulo para fazer a novela “Dinheiro Vivo”. De volta ao Rio de Janeiro e à TV Globo em 1981, desta vez, na linha de shows da emissora, foi convidado por Jô Soares, para integrar o elenco do novo programa do humorista, o Viva o Gordo, no qual interpretou diversos personagens e protagonizou vários esquetes ao lado de Bia Nunes.

A experiência de trabalho com o humor foi tão proveitosa que, anos depois, voltaria a participar de outros programas do gênero, como TV Pirata (1990) e Minha Nada Mole Vida” (2007).

Em 1988, participou da novela Vale Tudo, como Audálio Polyana, e no mesmo ano, fez parte do elenco da minissérie O Primo Basílio.

Em 1992, encarnou o homossexual Adamastor, na novela Pedra Sobre Pedra, e ainda integrou o elenco de O Mapa da Mina (1993), última novela do autor Cassiano Gabus Mendes.

Um dos seus personagens de maior sucesso em novelas veio em Belíssima (2005), onde deu vida a Argemiro Falcão, irmão de Bia Falcão (Fernanda Montenegro).

*Wikipédia

Veja também