Os Agentes de Combate às Endemias, através da Vigilância Epidemiológica, vêm desenvolvendo rotineiramente ações de combate ao mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus em Senhor do Bonfim.
Além das visitas domiciliares que consistem em avaliar os imóveis e orientar a população em relação aos criadouros do mosquito, conscientizando os moradores sobre a prevenção e dos riscos que essas doenças trazem, os agentes de endemias estão realizando outras ações que tratam e eliminam o mosquito em sua fase de larvas e adulto.
Uma delas é o tratamento em pontos considerados estratégicos pelos profissionais do Programa de Controle da Dengue (PCFAD), principalmente no período de concentração e aumento no número de visitantes que chegam de diversas regiões do país para curtir o São João na região, oferecendo um maior risco de transmissão das doenças causadas pela picada do mosquito.
Nas ações estão sendo visitadas e tratadas repartições como: hospitais, clínicas, bancos, escolas municipais e estaduais, repartições públicas e privadas como Direc 28, CAPS, instalações do antigo DERBA, entre outras.
Na manhã desta quarta-feira (22), os agentes estiveram realizando um bloqueio fumacê nas instalações do Terminal Rodoviário e garagem de uma empresa de transporte intermunicipal.
Na tarde da ultima terça-feira (21), foram realizados tratamentos no Complexo Policial, DETRAN e imóveis situados na BR 407, onde dezenas de focos e centenas de mosquitos em fase adulta foram exterminados.
A partir da próxima segunda-feira (27), após o recesso dos festejos juninos, os Agentes de Combate às Endemias estarão divulgando as localidades da zona rural onde irão atuar e as ações que serão desenvolvidas.
Vale ressaltar, que durante o feriado prolongado, a população deverá denunciar focos do mosquito pelo telefone 3541-8270.
*Com informações dos Agentes de Combate às Endemias