Caderno Vozes do Velho Chico será lançado em Juazeiro, com Carol Castro; Estudante bonfinense participa do evento

Evento acontecerá hoje à noite, no Centro de Cultura João Gilberto

carol castro
Carol Castro, a Iolanda da primeira fase de Velho Chico, será a mestre de cerimônia. Crédito: Globo/Caiuá Franco

Um rio banhado pelas memórias dos brasileiros. Um rio de muitas vozes e muita, muita história. Foi inspirado neste rio São Francisco que surgiu a 9ª edição dos Cadernos Globo: Vozes do Velho Chico. São suas múltiplas vozes, com toda a sua diversidade, polifonia e potência, que esta publicação se dedica a escutar e fazer ecoar. E Juazeiro, na Bahia, foi a cidade escolhida como palco do lançamento desta nova edição, que acontece nesta terça-feira, (31), no Centro de Cultura João Gilberto.

Durante o evento, o público assistirá aos minidocumentários produzidos por estudantes de Artes Visuais e estagiários de Comunicação da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), acompanharão uma palestra do filósofo Roberto Malvezzi, e ainda mergulharão no clima nordestino embalados por performances artísticas. Carol Castro, a Iolanda na primeira fase da novela Velho Chico, dará as boas-vindas ao público e guiará a noite do encontro.

Inéditos, os minidocumentários retratam diferentes perfis de moradores do Vale do São Francisco: do rapper à menina sambadeira, a empreendedores e ativistas sociais.

O Caderno aproveita o momento em que o São Francisco está em evidência nas telas – como protagonista e cenário da novela das nove, Velho Chico, e na pauta de várias reportagens e programas da Globo – para estimular o debate e aprofundar a reflexão sobre o rio e sua vozes.

Para essa conversa reunimos antropólogos, historiadores, sociólogos, artistas, músicos, críticos de arte, ambientalistas, agrônomos, jovens estudantes e representantes das comunidades ribeirinhas para compartilhar seus pontos de vista e histórias relacionadas ao Velho Chico.

Serviço:

31 de maio, das 19h às 21h

Local: Centro de Cultura João Gilberto

Endereço: Rua José Petitinga, s/nº, Juazeiro – BA

Programação:

19h às 19h15 – Credenciamento e boas-vindas

19h15 às 19h30 – Abertura com Carol Castro

19h30 às 20h – Exibição de dois minidocumentários produzidos por estudantes da Univasf

20h às 20h30 – Palestra de Roberto Malvezzi sobre o rio e a região do São Francisco

Roberto Malvezzi é graduado em Estudos Sociais e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, em São Paulo. Malvezzi é formado também em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo.

20h30 às 20h45 – Exibição de três minidocumentários produzidos por estudantes da Univasf

20h45 às 21h – Encerramento com grupo Samba de Véio

*Globo Universidade

**A estudante bonfinense de jornalismo em multimeios, pela UNEB de Juazeiro, Mirielle Cajuhy, participará do evento. Ela é estagiária da TV Caatinga da Univasf e produziu um dos minidocumentários, sendo selecionada para participar da oficina de audiovisual do Globo Universidade.

Veja fotos da participação de Mirielle Cajuhy, na produção do minidocumentário e na oficina de audiovisual do Globo Universidade:

Miri1
Estudante bonfinense de jornalismo durante as gravações do minidocumentário (Foto: Adeilton Júnior)
Miri2
Estudante bonfinense de jornalismo durante as gravações do minidocumentário (Foto: Adeilton Júnior)

Veja também