*Por Eloilton Cajuhy

Neste 17 de março de 2025, a família Cajuhy celebra o centenário de nascimento de Moisés Ferreira Cajuhy. Homem bastante querido na região do Sítio do Açude, município de Andorinha, “Seu Moisés”, como era carinhosamente chamado, construiu uma larga história de trabalho, amizade e companheirismo.
Pai de 6 filhos, Hélia, Elioneide, Eloilton, Elto, Ana Cristina e Ana Meire, Moisés Cajuhy, após nascer na fazenda Cachoeira, em Jaguarari, teve que morar em outras localidades, já que a família era perseguida por Lampião e seu bando.
Antes de fixar residência no Sítio do Açude, sua última morada com seus pais foi na fazenda Lajedo, na divisa entre Andorinha e Jaguarari. Ao longo de sua existência foi comerciante, criador de caprinos e ovinos e motorista, viajando constantemente para Senhor do Bonfim transportando passageiros.

Em Bonfim fez grandes amizades entre empresários e políticos. Entre Andorinha (onde também teve um pequeno comércio), Santa Rosa, município de Jaguarari, e outras localidades, sua presença era motivo de alegria para seus amigos.
Em 2013, Seu Moisés perdeu a visão por causa de um glaucoma e, a partir daí, teve sua saúde debilitada, vindo a falecer em 13 de fevereiro de 2021.
Com os corações cheios de gratidão, seus familiares comemoraram os 100 anos de seu nascimento com muita saudade, mas, ao mesmo tempo, com uma imensa alegria pela convivência com um ser humano excepcional.
A data será lembrada com uma missa na Catedral de Senhor do Bonfim, nesta terça-feira, 18 de março, às 19h.