11 DE MAIO – Dia Nacional do Barbeiro e Dia da Integração do Telégrafo no Brasil

barbeiro-profissãoHoje é o Dia Nacional do Barbeiro, profissional responsável por cortar o cabelo e aparar a barba do homem, utilizando da navalha e de outros instrumentos inerentes à profissão. Apesar de, na atualidade, muitos homens fazerem uso de salões de beleza, os barbeiros ainda ocupam o seu espaço nas esquinas das capitais brasileiras e alguns ainda possuem uma grande clientela.

O barbeiro é uma profissão em extinção. Hoje temos cabeleireiro e cabeleireira. O barbeiro era aquele que cortava o cabelo masculino e originalmente fazia a barba com uma bela navalha. Ao longo da história o barbeiro foi reconhecido. O compositor erudito italiano, Rossini o reconheceu em uma peça.

O Dia Nacional do Barbeiro foi criado para homenagear uma das profissões mais antigas das sociedades atuais, para relembrar os tempos da idade média, onde o clero e a classe nobre se dirigiam aos especialistas em cortes para aparar os excessos de cabelos. Todavia, na oportunidade os instrumentos utilizados eram arcaicos, tais como, lâminas, espadas e ferros, dependendo de uma técnica muito apurada do barbeiro.

*Com informações do Site A Pois Né

telegrafoO telégrafo é conhecido como um sistema que transmite mensagens de uma localidade para outra, até mesmo em grandes distâncias. Para a transmissão usa-se códigos rápidos, confiáveis e de fácil entendimento.

Sua criação vem bem antes do telefone, nosso aparelho de comunicação atual. O telégrafo foi criado no século XVIII para suprir a necessidade da transmissão de mensagens a longa distância.

O código principal utilizado e o mais popular foi o código Morse. O nome veio do criador, Samuel Morse. Seu surgimento aconteceu no mesmo período em que houve a criação do telégrafo elétrico, ocorrido na década de 1830.

O telégrafo, desse modo, durante os séculos XIX e XX, foi o principal método de comunicação para longas distâncias, sendo muito aproveitado pelos governos, indústrias e também para momentos de guerra, favorecendo as forças armadas de vários países.

Na primeira metade do século XX, a criação do telefone (e os avanços da tecnologia do modo que conhecemos hoje) foi afastando a popularidade do telégrafo e seu uso.

Origem do Dia da Integração do Telégrafo no Brasil

A origem do Dia da Integração do Telégrafo no Brasil está associada com a primeira linha telegráfica construída no país, em 11 de maio de 1852.

A linha telegráfica foi iniciada a fim de trazer modernização para o país, bem como facilitar a comunicação entre o Palácio Imperial e o Quartel do Campo, situado no Rio de Janeiro.

Essa foi uma necessidade política importante na época para o Brasil, pois também servia para uma comunicação mais fácil entre os portugueses que chegavam ao Brasil.

No final do século XIX, Cândido Mariano da Silva Rondon, popularmente conhecido como Marechal Rondon, acabou melhorando a linha telegráfica, fazendo com que o mesmo chegasse a outras províncias, tais como Pernambuco, Paraíba e Ceará.

*Calendáriobr

Veja também