Visita de estudantes italianos leva Monte Santo para o cenário internacional

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Estudantes da Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália, em visita promovida pelo Slow Food, foram a Monte Santo e o fato está levando a cidade baiana para o cenário internacional com reflexões sobre o consumo consciente a partir da alimentação saudável.

Estiveram presentes estudantes de 10 nacionalidades, dentre elas, da Alemanha, Estados Unidos, Itália, Argentina, Camarões, França e Turquia, proporcionando uma rica experiência de troca de saberes e valorização dos produtos da Rede Monte Sabores, da ARESOL e COOPERSABOR, produzidos a partir do Licuri e que são assistidos pelo CESOL.

Os 17 estudantes, durante os dias 30 e 31 de janeiro, conheceram as riquezas da Caatinga, o modo de vida, a COOPERSABOR, a experiência da Escola Família Agrícola e tudo do Licuri, uma palmeira nativa do Nordeste brasileiro, não existindo em nenhum outro lugar do mundo.

Na oportunidade, os estudantes conheceram a EFASE, a unidade de beneficiamento do Licuri (local onde é feito a extração do óleo do licuri) e a Comunidade Boqueirão da Serra Grande, onde conheceram a história do Licuri na vida dos moradores daquela localidade, as dificuldades que seus pais passaram, sendo obrigados a consumir o cuscuz do bró (massa retirada do tronco do licurizeiro).

Além disso, eles conheceram e degustaram o Licuri, cocadas, geladinho e também apreciaram os artesanatos feitos da palha do licurizeiro, e todas as riquezas que o Licuri proporcionou e proporciona para os sertanejos, gerando renda e permitindo a significação das relações sociais, com produção associada através da economia solidária, bem como, com o meio ambiente e com a preservação da palmeira que por muito tempo foi desmatada.

Na noite do dia 31, no Espaço de Comercialização Monte Sabores, na cidade de Monte Santo, foi realizado o Sarau CaatingaMente Diverso, com trocas culturais e uma belíssima apresentação dos cantadores Daniel Penha e Bel da Bonita, além do Reisado da comunidade de Lagoa Redonda, levando a cultura local para a apreciação dos visitantes. A noite multicultural contou ainda com reflexões e debate sobre o consumo consciente e a importância da alimentação saudável, a partir do conhecimento da sua origem, com destaque para a agricultura familiar e a economia solidária.

A experiência valoriza ainda mais a agricultura familiar da região, a economia solidária e a Caatinga, permitindo um canal de parcerias de comercialização e visibilidade internacional da experiência de agricultores do sertão baiano.

Veja também