Senhor do Bonfim: Educadores trocam experiências durante encontros territoriais de formação continuada

FONTE: Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Educadores dos Núcleos Territoriais de Educação de Senhor do Bonfim, Serrinha e Ribeira do Pombal participaram nesta segunda-feira (6) de Encontros Formativos para discussões pedagógicas mas, principalmente, para troca de experiências pedagógicas realizadas em seus territórios. Os encontros, realizados de forma virtual, fazem parte das atividades da Formação Continuada Territorial, promovida pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

“A gente precisava estabelecer diálogos e interlocuções para podermos conhecer os cenários vivenciados e os caminhos escolhidos por cada unidade escolar. Por isso é preciso dar voz e dar vez a toda a equipe na escola, com este momento de socialização de experiências”, explicou a formadora Cecilia Cabral, que atua na Formação Continuada no NTE 25 (Senhor do Bonfim). Ela lembra que este momento também serve para mobilizar os educadores para a continuidade das atividades formativas.

“São momentos com estes que nós necessitamos. São momentos de reflexão e de experiências vividas bem parecidas e todos estão trabalhando com um foco, o que é muito bom”, celebra a coordenadora pedagógica Carla Correia, do Colégio Estadual Cecentino Pereira Maia, de Filadélfia. Durante o encontro ela recitou versos de sua autoria, sobre a formação continuada.

“Estes momentos são parte do processo formativo. E o que nos deixa felizes é isso estar acontecendo de forma tão rápida e tão efetiva. Assim eles potencializam a formação e mostram que os gestores e coordenadores podem promover essa socialização de experiências nas suas unidades. Nos alegra também que, mesmo no cenário de pandemia, estes encontros estejam acontecendo com tanta riqueza. Mostra que os educadores estão em movimento e que a escola está viva”, comemora a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo.

“Tudo que está acontecendo em termo de educação remota está nos formando. Estamos aprendendo muito. Aprendemos tantas coisas que quando voltarmos para as aulas presenciais levaremos essa experiência como um norte para se reinventar e desenvolver novas formas de educar”, disse a formadora Elisa de Moura, que atua no NTE 17 (Ribeira do Pombal).

“Os professores têm sido grandes parceiros e guerreiros. Estamos aprendendo e nos reinventando. Na escola em que sou diretora tem muitos professores com mais de 20 anos de carreira buscando aprender as novas tecnologias e estamos utilizando ferramentas para nos auxiliar, como é o caso do Google Salas de aula. A gente quer manter o elo entre os estudantes e a escola e nos preocupamos com isso”, informou Agenilda Elias, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Castro Alves, Adustina .

A Formação Continuada Territorial é uma oferta da Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira, voltada para gestores (as) escolares, coordenadores (as) pedagógicos (as) e equipes técnicas das redes municipais e estadual, com foco nos profissionais que atuam no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Por conta da pandemia do Coronavírus, a Formação Continuada acontece de forma remota e soma mais de 9 mil participantes no ambiente virtual. A ação conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Itaú Social e das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).

Veja também