Seja sábio e escolha as melhores palavras

FONTE: Devocional Hélio e Deise Peixoto

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
“Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”. Provérbios 31:26

Com certeza, você e eu já vivemos certas experiências em que chegamos à conclusão que o melhor teria sido ficarmos calados, não é? Ah, se tivéssemos uma consciência apurada e pudéssemos mensurar corretamente o poder que há em nossas palavras…

Depois que as palavras são proferidas, não há mais retorno. Mesmo que peçamos perdão a uma pessoa a quem ferimos ou cancelemos o que dissemos no mundo espiritual, o melhor mesmo seria termos exercitado o domínio próprio para não sermos os responsáveis por criar mal estar com outros.

Mas, então, como agir quando precisamos dizer algo difícil ou tocar num assunto delicado com alguém?

Se você está vivendo dias de conflito e não sabe como falar e agir, peça a Deus sabedoria para capacitá-lo a conduzir as coisas da melhor maneira possível.

A sabedoria de Deus nos faz enxergar as coisas sob o ponto de vista dEle. Se adotarmos a ótica que Ele tem sobre as pessoas e circunstâncias, poderemos expressar com nossos lábios o que abençoará, e não o contrário.

Mas atenção: a nossa carne gosta de maldizer, fofocar, reclamar, ter razão e expor opiniões que podem apenas criar confusão e machucar pessoas – comportamentos da velha criatura! Portanto, se não estivermos fortalecidos espiritualmente, agiremos de forma carnal.

A única maneira do homem espiritual prevalecer para agirmos em amor em qualquer situação, transbordando sabedoria, é manter a comunhão com Deus e com a Sua Palavra em alta.

Guarde a sua boca e vigie as suas palavras, mas, principalmente, garanta que o seu coração esteja cheio da Verdade. Lembre-se: palavras sábias brotarão automaticamente se você estiver abastecido do amor de Deus!

Veja também