Podcast Calumbi lança quarta temporada “Sertanejas Pesquisadoras” nesta terça-feira (21)

FONTE: Lorena Simas - Assessora de Imprensa do Podcast Calumbi

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Mostrar que existe produção científica de qualidade sendo realizada por mulheres no sertão semiárido é o objetivo da quarta temporada do Podcast Calumbi. Intitulada “Sertanejas Pesquisadoras”, a série com oito episódios será lançada nesta terça-feira (21) em todas as plataformas de áudio. Quinzenalmente, o programa receberá mulheres pesquisadoras que contribuem com o fortalecimento da identidade e representação da nossa região em diversas áreas: Educação, Biologia, História, Comunicação, Pedagogia, entre outras.

Quando falamos em pesquisa científica, poucas vezes vem à nossa mente a imagem de uma mulher. No entanto, as mulheres representam 54% dos estudantes de doutorado no Brasil, de acordo com o Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E esse número só vem crescendo.

Assim, para reforçar a importância do papel da mulher na ciência, o Podcast Calumbi vai abordar essa temática na nova temporada. A idealizadora do Podcast Calumbi, Adriana Santana, conta o motivo da escolha. “Queremos dar destaque às mulheres que fazem pesquisas em diferentes cidades do semiárido baiano, em especial, para aquelas que têm como objeto de estudo este vasto território. Além disso, desejamos destacar que as mulheres ocupam papeis relevantes nos centros de pesquisas, associadas a diversas áreas de conhecimento”, explica Adriana.

O primeiro episódio “Uma conversa sobre Educação, História e Cultura do Semiárido” conta com a participação das integrantes do Podcast Calumbi: Adriana Santana, Kerollen Hagnys e Lorena Simas, que, além de difundirem a história e memória do sertão baiano através de programas de áudio, se debruçam na pesquisa científica. Por meio de uma conversa descontraída, as pesquisadoras falam sobre suas produções científicas, que visam à construção e disseminação de informações sobre o sertão semiárido.

Além das pesquisadoras experientes, todos os episódios da quarta temporada contam com a participação de mulheres principiantes na pesquisa, que contam um pouco como foi ou é o processo de iniciação científica. No quadro, denominado “Jovens Pesquisadoras”, elas trazem os aprendizados, desafios e aspirações desse momento. Estudantes interessadas em participar do quadro podem se inscrever no site do Podcast Calumbi: www.podcastcalumbi.com.

“Uma conversa sobre Educação, História e Cultura do Semiárido”, primeiro episódio da quarta temporada, estará disponível a partir de terça-feira (21) no site do Podcast Calumbi e nas diversas plataformas de áudio, como: YouTube, Spotify, Deezer, Amazon Music, Pocket Casts e Google Podcasts.

Veja também