Mestra em Cultura, Leonice Souza exalta artistas bonfinenses em obra de sua autoria

FONTE: Minha Cidade - Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Leonice Francisca de Souza atua na coordenação de cursos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano e como Professora da Rede Municipal de Senhor do Bonfim. Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e doutoranda em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosário – UNR, possui graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Em 2019, Leonice Souza usou como base sua dissertação de obtenção de mestrado para lançar “De Casa em Casa: sanfoneiros de Senhor do Bonfim na festa junina do sertão baiano”, publicado pela Editora CRV.

Trata-se de um documento histórico que valoriza a prática cultural de Eliziário, Zaca do Acordeom, Cicinho de Assis, Seu Tomazinho, Chiquinho da Sanfona, Josa do Acordeom, Nivaldo do Acordeom, Nego da Sanfona, João da Sanfona, Dudu Rodrigues, Tião do Acordeom e de outros sanfoneiros que ajudaram a fazer do São João de Bonfim uma das mais importantes festas juninas do Brasil.

Foto: Acervo Leonice Souza
Fonte: Editora CRV

Veja também