Estudantes irão representar a Bahia no Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara Federal

FONTE: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Os seis estudantes baianos selecionados para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020 foram recepcionados, nesta quinta-feira (15), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Eles estão entre os 78 jovens selecionados de todo o país que tomarão posse, com data prevista de 11 a 14 de maio de 2021, para exercer o mandato como deputados jovens durante cinco dias, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante o encontro na Secretaria da Educação, que foi realizado no auditório, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus, os estudantes — acompanhados por familiares e orientadores — tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos de lei criados para ingressar no programa. Além disso, os estudantes Igor dos Anjos, Mariana Nunes e Maria Antonia Carvalho, que participaram do programa em 2019, falaram sobre as suas experiências como deputados jovens em Brasília.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, parabenizou os jovens e ressaltou a importância do programa. “Este é um programa que se complementa com a atividade pedagógica das escolas, no qual os estudantes têm a oportunidade de elaborar e debater projetos de lei de interesse deles e da sociedade brasileira. Os projetos trazem temas como meio ambiente, nome social, educação e moradores de rua. São temas estratégicos e importantes que são debatidos através deles. É a juventude fazendo o seu protagonismo vibrar no Congresso Federal”.

Experiência

O estudante Élber Souza, 17, 3° ano, do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, que elaborou o projeto de lei ‘Pesquisas científicas nas áreas acerca dos idiomas indígenas por instituições públicas’, destacou a expectativa com o programa. “Este é um programa muito importante, pois traz para nós, estudantes, uma maior participação na atividade legislativa, por meio da criação de projetos de lei. Sei que vamos adquirir uma experiência única e que vai favorecer muito a nossa formação como cidadãos”.

Para Igor dos Anjos, 17, 3° ano, do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias, que foi deputado federal jovem no ano passado, a experiência obtida mudou a sua vida. “Representar a Bahia foi de extrema relevância para o meu crescimento pessoal e profissional, pois eu tive a oportunidade de levar pautas e ter meus momentos de fala como protagonista deste mundo político e do ativismo”.

Após o encontro na Secretaria da Educação, que também contou com a presença do coordenador de Políticas para a Juventude da secretaria, Jocivaldo Bispo, os futuros deputados jovens visitaram a Alba, onde souberam um pouco mais sobre fatos históricos, estrutura e funcionamento do órgão. No plenário, onde ocorrem as sessões com todos os deputados, eles puderam sentir de perto como é ser um parlamentar.

Estudantes baianos selecionados:

  • Élber Souza Almeida – Colégio Democrático Estadual Castro Alves – Ipupiara
  • Jamily Samara Jesus Aleluia – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
  • Kauã Cerqueira Dias – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
  • Pedro Luan Santos de Sousa – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
  • Lucas Araújo Faria – Colégio Militar de Salvador
  • Matheus Francisco Luquini – Colégio Militar de Salvador

Veja também