App Preço da Hora Bahia alcança marca de 300 mil usuários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Ferramenta pesquisa em segundos os preços mais baixos de todos os produtos à venda no mercado varejista da Bahia, com base nas informações das notas fiscais eletrônicas

Lançado em abril pelo governador Rui Costa, em meio às restrições impostas pelas recém-adotadas medidas de isolamento social em função da pandemia, o aplicativo Preço da Hora Bahia acaba de chegar aos 300 mil usuários.

A marca atesta o apelo da ferramenta que pesquisa em segundos os preços mais baixos de todos os produtos à venda no mercado varejista da Bahia, com base nas informações das notas fiscais eletrônicas, permitindo que o usuário só precise deslocar-se após identificar o estabelecimento onde foi encontrada a melhor oferta.

O app vem inclusive sendo apontado pelo Procon-Ba como uma alternativa eficaz para os consumidores diante da alta de alimentos que tem o arroz como o destaque do noticiário, mas atinge também itens como feijão, óleo de soja, carne e pão.

Implantado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), o app tem a maior parte dos usuários na capital e nos grandes centros do interior, mas começa lentamente a ser descoberto pelos moradores de pequenos e médios municípios. O Preço da Hora Bahia está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS e também no site precodahorabahia.ba.gov.br.

Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o app traz uma série de outras funcionalidades. O usuário pode ver na tela o dia e a hora de realização da última venda da mercadoria, além de telefone e rota para se chegar ao estabelecimento onde ela está disponível.

O usuário dispõe ainda de canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, mapa com as três melhores ofertas na região pesquisada e a possibilidade de se preparar listas de compras com até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.

Facilidade de uso

“Quem conhece acaba adotando o aplicativo, em função da utilidade e da extrema facilidade de uso”, ressalta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Ele lembra que muitas pessoas ficam sabendo do aplicativo a partir da indicação de amigos e conhecidos. “Basta experimentar para ver que se trata de uma ferramenta destinada a fazer parte do dia a dia”, observa.

Ele ressalta que a base de dados do aplicativo é alimentada pelas mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-Ba. Atualmente, a partir destas informações, é possível pesquisar os preços de cerca de 500 mil produtos à venda no varejo em toda a Bahia. “Quem ainda não usa o Preço da Hora está perdendo uma grande oportunidade de economizar”, enfatiza o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt.

A novidade tem dado o que falar nas redes sociais e nas caixas de comentários da Apple Store e do Google Play, bem como nas mensagens enviadas à Sefaz diretamente do aplicativo, onde já foram registradas mais de duas mil e quinhentas manifestações, a maioria em tom de aprovação.

“Excelente app, gostei, agora tenho opções para escolher o melhor preço. Ótimo”, afirmou o usuário João Luiz Almeida Carletti. Outro usuário, Prócoro Silva, relacionou o app ao exercício da cidadania: “Esse aplicativo representa muito bem o cidadão baiano”. O Preço da Hora Bahia é um “serviço essencial” para Janilton Brt. Mais emocional, Jaiane Orrico mostrou-se entusiasmada: “Amei! Era o que eu precisava”.

Veja também

Deus vê além do vale

Por Blog do Eloilton Cajuhy Na vida, todos enfrentamos momentos em que o caminho parece encoberto por sombras e os desafios nos