Agentes de Endemias realizam ações em Tijuaçu, interior de Senhor do Bonfim

BLOG DO ELOILTON CAJUHY
Com informações do Setor de Endemias do município

Nesta quarta-feira (05), os Agentes de Combate às Endemias estiveram na comunidade de Tijuaçu, zona rural do município, atendendo a notificação com resultado de uma criança que teve o caso confirmado de dengue, para realizar as medidas conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Foi realizado um bloqueio fumacê com aplicação de inseticida no perímetro de 100 metros ao redor do imóvel que fica localizado próximo a uma lagoa onde são jogados diversos materiais que servem de criadouros para o mosquito, e foi possível constatar uma série de pequenos focos com larvas do Aedes por conta do acúmulo de lixo que está sendo descartado de forma irregular nas imediações das residências.

Os agentes conseguiram eliminar alguns desses focos, além de aplicar o larvicida nos depósitos que armazenam água.

Importante lembrar que todas essas ações só é possível de ter resultados satisfatórios se a população tomar conta dos seus imóveis e não permitir que as larvas se tornem mosquito.

Tomar atitudes simples, como por exemplo, não jogar lixo nas ruas ou terrenos baldios, como foi constatado na inspeção realizada, podemos evitar as transmissões dessas doenças e salvar vidas.

Portanto, entendemos que a parceria entre a população e o setor de Endemias é sem dúvidas o melhor caminho a ser seguido no combate a dengue.