13 de outubro – Centenário de nascimento de Pedro Amorim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Minha Cidade – Senhor do Bonfim

Há exatos 100 anos, em 13 de outubro de 1919, nascia em Senhor do Bonfim, Pedro Amorim Duarte. O menino cresceu apaixonado por futebol e logo seria destaque do Esporte Clube Bahia, campeão baiano de 1938, e um dos trinta maiores artilheiros da história do tricolor com 55 gols.

No Rio de Janeiro, conquistou pelo Fluminense os campeonatos estaduais de 1940, 1941 e 1946, além do Campeonato Brasileiro de 1946 pela Seleção Carioca. Defendeu ainda a Seleção Brasileira, disputando o Sul-americano de 1942.

Foi amigo e parceiro de farras de craques como Zizinho e Heleno de Freitas. Tanto pelo bom humor quanto pela inteligência, ganhou também a admiração e a amizade de intelectuais como o jornalista Otávio de Faria, o dramaturgo Nélson Rodrigues e os compositores Ary Barroso e Assis Valente.

Após concluir o curso de Medicina, mesmo no auge da forma física, decidiu encerrar a carreira e retornar a Senhor do Bonfim, cumprindo assim a promessa feita a seu pai, Laurindo Duarte. Chegou a atuar por times como o Vila Nova e Bonfinense, mas logo passou a dedicar-se exclusivamente à área da Saúde tornando-se um dos mais respeitados médicos da cidade.

Foto: Sport Ilustrado

Fonte: Sport Ilustrado & Revista Placar

Veja também