Ascom/Prefeitura de Andorinha
O município de Andorinha recebeu a visita de cinco produtores rurais do estado do Piauí, que através do Programa Território de Aprendizagem da Bahia, gerido pela Arandelas, vieram conhecer o Centro de Reprodução e Comercialização de ovinos e caprinos, uma parceria do Governo do Estado através da SDR e Car, pelo programa Pró-semiárido.
A visita foi uma troca de experiências entre o município de Andorinha e os produtores do município de Betânia (PI). O intuito da Arandelas é incentivar o desenvolvimento de capacidades locais, possibilitando a formação e capacitação de produtores, famílias, comunidades e associações rurais. Essa troca de aprendizado é feita através das Rotas de Aprendizagem que consistem em viagens e visitas, com propósito construído através das experiências locais. O programa é uma experiência liderada pelo Procasur em alguns países da America Latina, e no Brasil está sendo implementado e financiado em parceria com o Programa Semear Internacional, em 3 projetos FIDA, executados na Bahia (pró-semiárido), Piauí (Viva o Semiárido) e Paraíba (Procase).
Durante a troca de experiências, os produtores da Fazenda Surará, Zélito de Souza e Andrelena Cardoso, apresentaram uma receita de Sal Agroecológico, preparado com ingredientes práticos, extraídos da própria propriedade, o qual pode ser inserido na alimentação de caprinos, ovinos e bovinos.
Além dos produtores, estiveram presentes no encontro o secretário de Desenvolvimento Rural, Valtônio Guimarães; o coordenador da Central das Associações, Antônio do Salgado; o coordenador de Controle e Recuperação Ambiental, Cleiton Leonardo; o técnico em Zootecnia, Jouberto Nascimento; o veterinário Willy Requião; as gerentes do Arandelas, Denise Cardoso, Ana Keity e Lucilene da Silva; o técnico em Desenvolvimento Agroindustrial do Projeto Pró-Semiárido da CAR, Egnaldo Xavier; as representantes da Procasur, Mireya Eugenia; da Central da Caatinga, Gabriela Novaes, e a gerente de aprendizagem do Território do Piauí, Marta Macedo.