Vitamina D aumenta sobrevida de pacientes com câncer, diz estudo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Resultados constatados pela Universidade de Michigan (EUA) apontam redução de até 13% na mortalidade de pacientes que desenvolveram câncer

Ivan Verona | Public Relations
máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more
(11) 3147-7260

Um estudo recém-apresentado na American Society of Clinical Oncology (ASCO), que realiza o maior evento de oncologia do mundo, relaciona o uso da vitamina D com a redução da mortalidade por câncer.

O estudo, chamado O papel da suplementação de vitamina D para prevenção primária de câncer: Meta-análise de ensaios clínicos randomizados, foi realizado pela Universidade de Michigan (EUA). Os pesquisadores revisaram 10 estudos “padrão ouro”, reunindo, ao todo, 79.055 pacientes (78% mulheres). Essas pesquisas administraram vitamina D de forma randomizada e controlada e tiveram como padrão o acompanhamento de pacientes, com 68 anos em média, por quatro anos, no mínimo.

Nenhum dos pacientes incluídos no estudo tinha câncer. A iniciativa foi justamente avaliar a faixa etária onde mais se desenvolve a doença. A partir de então os médicos administravam vitamina D em alguns pacientes e placebo em outros, para formação do grupo de comparação.

A análise mostrou que as pessoas que tomaram o suplemento por pelo menos três anos apresentaram um risco 13% menos de morrer de câncer do que as que tomaram placebo durante o mesmo período.

Sérgio Maeda, endocrinologista da Unifesp – Escola Paulista de Medicina, explica que os resultados do estudo mostram que a vitamina D pode contribuir no combate ao câncer – não como tratamento principal – mas agregando benefícios, principalmente na saúde óssea de pacientes idosos. “É importante consultar um médico para a medição dos níveis desta vitamina no sangue”, observa.

Dentre os vários papeis da vitamina D, o mais conhecido entre a população é a proteção óssea. Sabe-se, entretanto, que ela tem uma função essencial no equilíbrio de vários outros órgãos e células do corpo.

Acesse o link para saber mais detalhes do estudo: https://meetinglibrary.asco.org/record/176040/abstract

Veja também