Visita de Rui Barbosa a Senhor do Bonfim transformou 5 de dezembro em Dia da Cultura Bonfinense

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Minha Cidade – Senhor do Bonfim

Há exatos 100 anos, em 5 de dezembro de 1919, Senhor do Bonfim recebia a visita de um dos mais influentes políticos da história do Brasil, o Senador baiano Rui Barbosa.

Após ser derrotado por Epitácio Pessoa nas eleições presidenciais, Rui Barbosa deu início a uma série de viagens pelo interior da Bahia em apoio à campanha de Paulo Fontes ao governo do estado. Ao lado de personalidades ilustres como Ernesto Simões Filho, Bernardino de Madureira Pinho, José Gabriel Lemos de Brito e Antônio Garcia de Medeiros Neto, cruzou o sertão baiano em embarcações precárias e trens desconfortáveis, o que acabou debilitando a saúde do já senhor de 70 anos.

A comitiva chegou a Bonfim sendo recebida pela Filarmônica União e Recreio e por autoridades bonfinenses, como o Coronel Antônio Félix Martins, Salustiano Rodrigues de Figueiredo, Raimundo Gonçalves da Silva, Edeltrudes Ferreira da Silva e o Cônego Tolentino Celestino da Silva. Filarmônicas de Juazeiro, Jacobina e Campo Formoso animavam os populares vindos de quase todas as cidades da região para ouvirem o “Maior dos Brasileiros”, assim intitulado pelo jornal Correio do Bonfim.

Na praça Benjamin Constant foi realizada a conferência com os demais tribunos, oportunidade que Rui Barbosa, um exímio orador, em uma alusão irônica ao nome Bonfim, deu a alcunha à cidade de Terra do Bom Começo. A visita do “Águia de Haia” teve grande importância para a o município, sendo que, em comemoração à data, é festejado o Dia da Cultura Bonfinense.

Foto: Acervo Blog Cangaço na Bahia
Fonte: Bonfim: Terra do Bom Começo – Adolpho Silva

Veja também