Veja o resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim desta quinta-feira (13)

ASCOM – Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim – BA

Nesta quinta-feira (14/03) foi realizada a 5ª Sessão Ordinária, no ano de 2019, na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. Conduzida pelo Presidente Cleiton Vieira, a sessão teve início às 19h e, após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, teve início o expediente com matérias de autoria dos vereadores. Com a sobra de tempo do expediente, se pronunciaram os vereadores Carlos de Tijuaçu e João Carlos de Castro.

O vereador, Carlos de Tijuaçu, iniciou sua fala saudando os presentes e iniciou sua fala esclarecendo uma notícia vinculada numa rádio local, onde teria vazado um áudio de seu celular na última sessão. “Entrei em contato com a rádio e repudiei a informação, que alguém passou para o repórter”. Em seguida o vereador falou sobre seu discurso, realizado na 3º sessão ordinária de 2019, em que defende um servidor da secretaria de saúde do município, que foi acusado de ser funcionário fantasma. O parlamentar também falou sobre obras que foram solicitadas ao governo municipal, “a nossa escola de 1º Grau de Tijuaçu, vai ser reformada, já foi feita a licitação e logo será iniciada a obra”. Carlos, em seu pronunciamento também fez uma defesa ao Secretário de Administração, Cláudio Nunes, criticado na última sessão.

O vereador João Carlos de Castro começou parabenizando o presidente da Câmara Municipal, Vereador Cleiton Vieira. “Essa casa, hoje, tem uma estrutura montada para atender aos vereadores e bonfinenses, parabéns pela maneira que vem sendo conduzida e peço a Deus que lhe dê saúde, pois tenho certeza que o senhor fará uma grande gestão junto com sua equipe”. Em seguida falou sobre o início da implantação de sistema de abastecimento de água tratada para as comunidades rurais de Canavieira e Campo Cumprido, interligando a região de Carrapichel ao Distrito de Igara. “Eu juntamente com o Deputado Estadual Bobô, solicitamos, através de diversos ofícios, para o Diretor regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e conseguimos mais uma obra importante em beneficio às comunidades da zona rural, a obra tem um investimento de R$ 727 mil e vai beneficiar mais de 300 famílias”, disso.

Na Ordem do Dia foram discutidas e votadas as seguintes matérias:

  • REQUERIMENTO Nº 003/2019, de autoria dos vereadores Cleiton Vieira Pinto e Edson Ribeiro da Silva, que “convoca a secretaria de administração, direção do DMTRANS e membro representante do ministério público para audiência pública para tratar dos problemas dos Bancos, trânsito e transporte público de Senhor do Bonfim”.

O requerimento de nº 003/2019, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes, e discutido pelos vereadores Eliseu Conceição, Jorge Souza e Silva, Gerivaldo Sampaio, Andreilto Almeida, Reinado José, Alexandre Ferreira, Hermógenes Almeida, Edson Ribeiro, Carlos Alberto Dias dos Santos, Laércio Junior.

O vereador Cleiton Vieira, um dos autores do requerimento, destacou que, “durante a audiência pública os vereadores vão ter a oportunidade de discutir com a população e com os representes dos órgãos, que são responsáveis pela fiscalização, para que expliquem as diversas denúncias que existem com relação ao atendimento dos bancos, no Departamento de Trânsito do Município e no transporte público de Senhor do Bonfim”, disse.

  • MOÇÃO DE PESAR, de autoria do vereador Edson Ribeiro da Silva, “pelo falecimento da Srª Jandira Alves de Souza, ocorrido no dia 19 de janeiro de 2019”.
  • MOÇÃO DE APLAUSO Nº 001/2019, de autoria do vereador Gerivaldo Sampaio, e subscrita a todos os vereadores, “ao senhor Fernando Rodolfo Tenório de Vasconcelos, em virtude de acontecimentos no carnaval em escola de samba”.

Apresentado pelo vereador, Gerivaldo Sampaio, e subscrita por todos os vereadores a Moção de Aplausos ao senhor Fernando Rodolfo Tenório de Vasconcelos, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes e discutida pelos vereadores Gerivaldo Sampaio e Elizeu Conceição.

Por fim, o presidente agradeceu a presença de todos e convidou a todos para a Audiência Pública sobre os impactos ao meio ambiente, causados pelo lixão e mineradora da Barroca do Faleiro, que será realizada terça-feira, dia 19 de março.