UNEB promove simpósio sobre doação de órgãos e tecidos

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

O “III Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos: uma abordagem multiprofissional”, do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, acontecerá na próxima quarta-feira (13), a partir das 8h30 na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim. O Simpósio tem como objetivo promover discussões em torno da doação de órgãos e tecidos, inserindo a equipe multiprofissional como parte fundamental no processo de transplante.

O Evento abordará sobre a importância da doação de órgãos e tecidos em um sentido amplo, tecendo discussões sobre assistência multiprofissional ao potencial doador, acesso à lista de transplantes, facilitadores para doação de órgãos, funcionamento da cirurgia de captação de preparo de enxertos e depoimento da família de um doador.

A professora do curso de Enfermagem e organizadora do Simpósio, Alana Leite, ressaltou que “a doação de órgãos no Brasil ainda é uma temática pouco difundida e cercada de mitos, repercutindo diretamente no número de doações efetivadas. Assim, o Simpósio é uma oportunidade de discutir o processo de doação e sanar dúvidas que impactam na tomada de decisão para doação”.

A estudante de Enfermagem, Rosany Dantas, também destacou a importância dessa discussão. “É uma oportunidade de disseminar conhecimento e reflexões na área da saúde. A comunidade precisa estar ciente do que é necessário fazer para ser um doador, evidenciando as implicações positivas que tal decisão pode acarretar em vidas”, lembrou Rosany.

As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrônico: http://www.sge.uneb.br/inicio/index?tipo=1. O Simpósio é uma realização do projeto de extensão Doe Vida e do Colegiado de Enfermagem do DEDC VII da UNEB.