UNEB participa de discussões sobre a reformulação curricular do Sistema Municipal de Educação de Senhor do Bonfim

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Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

O Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, se reuniu nesta quarta-feira (13) com representantes da Secretaria de Educação (SEMED) de Senhor do Bonfim, Conselho Municipal de Educação, Polícia Civil, Ministério Público e Câmara de Vereadores para discutir sobre as abordagens curriculares que irão nortear a nova proposta do Plano municipal de educação que abrange da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.

A reunião faz parte da agenda de uma comissão formada por integrantes do Comitê Municipal de Segurança Pública, liderado pelo Ministério Público, a fim de propor a inclusão de um componente curricular na grade de disciplinas, voltado para a formação de crianças e adolescentes, que favoreça a compreensão dos princípios básicos de cidadania – conhecimento sobre leis – e respeito aos direitos humanos, como indicadores permanentes de trabalhos que potencializem a redução da violência.

O currículo escolar do município está passando por reformas que objetivam uma melhor estruturação para atender as necessidades locais. Nesse sentido, a superintende pedagógica da SEMED de Senhor do Bonfim, Dulcinéia Medeiros, ressaltou sobre a importância da parceria da secretaria com o DEDC VII da UNEB.

“Estamos elaborando a proposta de construção do nosso currículo e os professores da UNEB estão fazendo parte das comissões. A UNEB é parte desse processo de construção, porque a maioria dos professores que nós temos na rede foi formada pela UNEB, então hoje, nós estamos sedimentando ainda mais essa relação e aproveitando a enorme experiência que a instituição tem para estar cooperando com a construção desse currículo”, frisou Dulcinéia.

Nesse aspecto, a diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, relatou que o curso de Pedagogia do Departamento está reformulando o projeto pedagógico, e que a disciplina Direitos Humanos já foi inserida ao projeto do curso. “Precisamos formar professores conscientes e atentos para essa temática, para que, na prática docente, sejam multiplicadores sobre a importância dos direitos humanos como processo formativo humanizador, além de levar em consideração os aspectos legais que organizam a sociedade”, frisou Suzzana.

Assim, o promotor de justiça de Senhor do Bonfim, Rui Sanches, abordou que a proposta dessa nova disciplina é “tentar transmitir para os alunos, noções básicas de cidadania e direitos humanos, que são: respeitar o sistema, conhece-lo e compreende-lo dentro de uma perspectiva de liberdade, pensando no bem coletivo”.

Na reunião, ficou acordado que a Secretaria de Educação, junto às escolas, realizará ações pontuais na Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental I serão contemplados através dos temas integradores e ações pontuais a serem desenvolvidas durante o ano letivo. Também será discutida a possibilidade de criação de um novo componente curricular para o Ensino fundamental II, anos finais, sobre Direitos Humanos e Cidadania.

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